Psicologia em Foco abordará diálogos entre assistência social e saúde nos casos de violência sexual infantojuvenil

O 18 de maio marca duas importantes mobilizações para a área da Psicologia: a luta antimanicomial e o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Esse segundo tema norteará a próxima edição do ciclo de eventos Psicologia em Foco, que será realizada na quarta-feira, 15/5.

O encontro abordará “Abuso e exploração sexual infanto-juvenil: diálogos entre assistência social e saúde”. A mesa contará com as contribuições de:

Cassandra Franca – doutora e pós-doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP). Professora de graduação e pós-graduação do Departamento de Psicologia da UFMG, onde desenvolve pesquisas sobre violência sexual infantojuvenil e temas ligados à teoria e clínica psicanalítica. Coordenadora do Projeto CAVAS/UFMG (Projeto de pesquisa e extensão com crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual).

Célia Nahas – graduada em Psicologia e especialista em Gestão de Pessoas (UFMG). Desenvolve trabalhos de fortalecimento da rede de atendimento a crianças e adolescentes para o enfrentamento à violência sexual, com a realização de oficinas, cursos e planos de ação junto ao Sistema de Garantia de Direitos. Atuou na gestão das políticas de direitos humanos de crianças e adolescentes, na Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais.

Mediadora:
Flavia Zarattini – psicóloga, especialista em Direitos Humanos. Analista de Políticas Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte no CREAS/Paefi. Coordenadora da Comissão Metropolitana de Psicologia e Política de Assistência Social do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG).

Data: 15/5/2019 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Sede do CRP-MG (Rua dos Timbiras, 1.532, 6º andar, Belo Horizonte/MG)

Inscrições: estão abertas e são gratuitas. Inscreva-se aqui.

PROGRAMAÇÃO – Confira a programação das demais edições do Psicologia em Foco de maio de 2019:

22/05: Os múltiplos efeitos da LGBTIfobia: aspectos psicológicos e jurídicos das violências contra a população LGBTI. Inscrições aqui.

29/05: As “novas” políticas no campo da saúde mental e as velhas soluções para o sofrimento humano. Inscrições aqui.

Horário: 19 horas
Local: Sede do CRP-MG (Rua dos Timbiras, 1.532, 6º andar, Belo Horizonte/MG)

As inscrições são gratuitas e as vagas sujeitas à lotação do espaço.

 



– CRP PELO INTERIOR –