19 jan Psicologia em Foco no rádio debate a relação de crianças e adolescentes com a cultura digital
Nesta quarta-feira, 18/1, o programa Psicologia em Foco entrevistou as psicólogas Marcia Stengel, que é professora do programa de pós-graduação em Psicologia da PUC-MG, e Nádia Laguárdia de Lima, professora do programa de pós-graduação em Psicologia da UFMG.
Segundo pesquisa realizada em 2016, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, 80% dos brasileiros entre 9 e 16 anos têm perfis em redes sociais e as utilizam diariamente. “A internet faz parte do nosso cotidiano, essa é uma realidade, então temos que entender como os adolescentes e as crianças têm utilizado as redes sociais. Pode se mudar a rede, mas não o uso dela. Esses são espaços de encontro dos jovens, onde fazem novas amizades, promovem encontros entre amigos, então nós percebemos que a vida desses jovens gira em torno disso, pois é onde as festas são marcadas, os aniversários, os namoros, entre outras coisas. É como se o fato de não colocar essa vivência nas redes fizesse com que essa vida não existisse”, explicou Marcia.
Nádia Laguárdia acrescentou que a internet se tornou um espaço público, por isso, o ciberespaço tem tudo de bom e ruim, como todo espaço público. A psicóloga também alertou sobre os riscos que as redes sociais trazem para as crianças e que os pais devem ser mais participativos nas atividades virtuais dos filhos.
I Simpósio de Internacional de Subjetividade e Cultura Digital – Com o tema central: “O Corpo e a virtualidade”, o evento acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de março de 2017, na UFMG.
O Simpósio reunirá pesquisadores de diferentes campos do saber, brasileiros e estrangeiros, com o intuito de proporcionar um espaço de diálogo interdisciplinar acerca dos impactos da cultura digital sobre as subjetividades de nossa época, com enfoque especial sobre o corpo. Mais informações no site: Goo.gl/HQkh9C.
Para escutar a entrevista completa, clique aqui.
O programa Psicologia em Foco vai ao ar todas as quartas-feiras, às 12h30, e é uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a Rádio Inconfidência 880 AM. Também pode ser ouvido ao vivo no site www.inconfidencia.com.br.