Psicologia Jurídica é o primeiro tema da programação especial do mês da(o) psicóloga(o) em programa de rádio

O Psicologia em Foco no rádio desta quarta-feira, 7, deu início a programação especial voltada para o mês da(o) psicóloga(o). Em agosto, os programas abordarão as diferentes áreas da Psicologia e os possíveis campos de atuação para a(o) profissional, e nesta semana, a Psicologia Jurídica foi discutida pelo convidado e psicólogo Fabrício Ribeiro.

Ouça o programa.

Ele é pós-graduado em psicanálise e direito pelo Centro Universitário Newton Paiva e possui mestrado em Psicologia pela PUC-Minas. Atualmente é professor assistente da Newton Paiva no curso de Psicologia e coordenador do curso de pós-graduação em psicanálise e políticas públicas.

A Psicologia Jurídica é uma interseção entre a Psicologia e o Direito, explicou o psicólogo. Dentre as principais áreas, destacou o trabalho nas varas de família, a área infracional de adolescentes em conflito com a lei e a área criminal, um importante campo atualmente, apontou Fabrício.

“O psicólogo nestes campos está na perspectiva não só de acompanhar os casos, de tentar escutar e ter feito o ruído na dimensão jurídica, mas também de fazer essa articulação com o que o Direito precisa entender desses casos. Um juiz não vai saber escutar, por exemplo, se a criança pode ou não ficar com o pai, como essa articulação vai acontecer”, exemplificou.

No dia 7, também marca-se o dia da sansão da Lei Maria da Penha, que combate a violência contra a mulher. Questionado sobre como a Psicologia Jurídica auxilia na luta, Fabrício destacou a importância de entender os contextos em que essas mulheres estão envolvidas e os impactos da cultura nesse ciclo de violência. “A Psicologia nos ajudou a escutar de forma singular na relação de um com o outro, e que de alguma forma aprisionou essas mulheres em uma condição que deu para os homens um poder que eles não deviam ter e que foi legitimado a eles. Que deu aos homens um discurso aonde é muito fácil normalizar uma agressão”, enfatizou.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br.



– CRP PELO INTERIOR –