04 out Psicologia pode participar da elaboração do próximo Plano Nacional de Educação
Inscrições para etapa territorial terminam dia 12
O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), na qualidade de integrante do Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais (Fepemg), convida a categoria psi a se inscrever clicando aqui até o dia 12, para participar das conferências territoriais preparatórias para a Conferência Nacional Extraordinária de Educação – CONAEE 2024. Após a etapa territorial – dia 28 de outubro – será a vez da estadual (9, 10 e 11/11), da qual participam as pessoas delegadas eleitas nos territórios. Os eventos têm como objetivo deliberar sobre o Plano Nacional de Educação para os próximos dez anos.
“A Psicologia tem interesse em participar como profissão implicada na construção de uma política pública de educação alicerçada nos direitos humanos com gestão democrática, inclusão, equidade, diversidade e qualidade social. Contribuir para esse processo também é uma forma de incentivar a implementação da Lei 13.935, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica”, explica o conselheiro do CRP-MG Celso Tondin.
Ao se inscrever a(o) psicóloga(o) indicará de que lugar tem envolvimento com a educação – se básica, superior ou técnica. Importante conhecer todos os documentos relacionados às conferências – “Documento Referência”, “Cronograma da CONAEE 2024” e “Orientações para a Organização das Etapas Preparatórias da CONAEE 2024”. Clique aqui para acessar essas informações.
Saiba mais – As etapas territorial e estadual da CONAEE 2024 em Minas Gerais serão promovidas e organizadas pelo Fepemg, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e das entidades que compõem o Fórum. A CONAEE 2024 possui caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas para subsidiar a apresentação e a implementação do novo PNE em todos os âmbitos no contexto da criação e implementação do Sistema Nacional de Educação (SNE), abrangendo especialmente a participação social, a cooperação federativa e o regime de colaboração.
O Fepemg é composto por representantes de órgãos públicos, autarquias, entidades e movimentos sociais e conta com o CRP-MG desde dezembro de 2022.