Psicólogos discutem as abordagens da redução de danos

Na última quarta-feira (19), cerca de 130 psicólogas, psicólogos, estudantes de Psicologia e demais participantes estiveram presentes no debate “Políticas Públicas sobre Drogas e a Redução de Danos: viabilizando sua implementação nas ações em saúde”, na Câmara Municipal de Pouso Alegre. Promovida pelo CRP-MG, a atividade teve como palestrante o presidente da Associação Brasileira de Redutores e Redutoras de Danos (ABORDA), Domiciano Siqueira.

Durante o debate, Domiciano fez um amplo histórico sobre a saúde mental, problematizando a questão das drogas e a relação que a sociedade estabelece com elas, por meio de instituições como família, Igreja, Estado, prisões, manicômios, entre outras. O palestrante provocou os participantes sobre a postura de cada um em relação às drogas, indagando se eles têm se posicionado de acordo com suas opiniões ou levados pelas convicções de outros.

Siqueira também questionou até que ponto as intervenções dos psicólogos estão “contaminadas por uma moralidade elitista”, que acabam sendo oferecidas aos usuários dos serviços de saúde. O presidente da ABORDA finalizou sua intervenção discutindo a dicotomia entre Redução de Danos x Sobriedade, sensibilizando os participantes para intervenções que possam ser mais efetivas ao buscarem o atendimento integral e a concepção do usuário enquanto ser humano.

Ao final da atividade, os participantes foram convidados a integrarem os grupos de trabalho atuantes na Subsede Sul do CRP-MG, tais como: GT SUAS, que se reunirá no dia 17 de março; GT Álcool e Outras Drogas, que teve início, na região, a partir do evento e realizará sua primeira reunião no dia 12 de março; e GT de Psicologia Organizacional e do Trabalho.



– CRP PELO INTERIOR –