Publicação do CRP-MG é premiada como prática inovadora no exercício da Psicologia

Reconhecimento aconteceu em cerimônia realizada dia 15/11, durante 6º Congresso Brasileiro Psicologia
Representantes da Comissão de Orientação em Psicologia e Migração do CRP-MG sobem ao palco para receber premiação

Representantes da Comissão de Orientação em Psicologia e Migração do CRP-MG recebem premiação

O Guia Migração, Refúgio, Tráfico de Pessoas e Subjetividades ficou em 3º lugar na categoria “Experiências ou produtos derivados do trabalho profissional individual ou coletivo da(o) psicóloga(o)”, no Prêmio Profissional Práticas Inovadoras no Exercício da Psicologia.

A publicação foi produzida pela Comissão de Orientação em Psicologia e Migração do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) e apresenta conceitos-chave, informações históricas, previsões legais e diversas outras informações em formato de Guia, de modo a facilitar a leitura e o manuseio do conteúdo.

A premiação aconteceu no dia 15/11, em São Paulo, durante o 6º Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. A Comissão foi representada na solenidade pelo conselheiro e coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia e Migração, Henrique Galhano, pela ex-conselheira e integrante da Comissão, Jéssica Isabel, e pelo integrante da Comissão, José Miguel Silva Ocanto.

Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP), 121 trabalhos foram inscritos e 9 selecionados.

O Guia

O objetivo da publicação é fornecer orientações e informações sobre o atendimento psicológico a pessoas em situação de migração e refúgio, abordando também a temática do tráfico humano.

O conselheiro do CRP-MG, Henrique Galhano, destaca que o Guia é resultado de uma construção coletiva que propõe uma abordagem transversal da discussão sobre a população migrante e refugiada. “Consideramos diferentes contextos, como as questões de gênero, indígena e de crianças e adolescentes”, explica.

Visibilidade para o tema

“A partir do prêmio, nossa intenção é nacionalizar essa discussão para os outros Conselhos Regionais, com o intento de preparar profissionais e futuros profissionais da Psicologia para um atendimento que seja culturalmente sensível a este grupo populacional, tanto no campo das políticas públicas, quanto no campo clínico”, sinaliza Henrique Galhano.

O conselheiro também realça o pioneirismo do CRP-MG na discussão do tema, assim como em outras pautas emergentes relacionadas à Psicologia.

O Prêmio

O Prêmio Profissional Práticas Inovadoras no Exercício da Psicologia foi criado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em 2022 com os objetivos de identificar, valorizar e divulgar estudos e experiências de psicólogas(os) que se caracterizem como avanços inovadores em termos de produção de conhecimento nos diversos campos da Psicologia.

O Prêmio se divide em três categorias:

– Experiências ou produtos derivados do trabalho profissional individual ou coletivo da(o) psicóloga(o);
– Experiências ou produtos derivados de trabalhos realizados em cursos de especialização ou de mestrado;
– Experiências ou produtos derivados de trabalhos realizados em cursos de doutorado, pós-doutorado, bem como de projetos de pesquisa vinculados a grupos de pesquisa.

ACESSE O GUIA NA ÍNTEGRA.



– CRP PELO INTERIOR –