Público lota auditório em lançamento do livro Um Encontro Inesquecível

Atividade do Psicologia em Foco foi realizada na sede do CRP-MG e está disponível no Canal do CRP-MG no YouTube

Na noite dessa quarta-feira, 15, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão de Direitos Humanos, apresentou ao público o livro Um Encontro Inesquecível, organizado por Gregorio Baremblitt. O evento ocorreu no Auditório Rosimeire Aparecida da Silva e integrou as atividades do Psicologia em Foco na capital mineira.

O livro reúne a transcrição, edição e comentários de Gregorio sobre o Primeiro Simpósio de Psicanálise, Grupos e Instituições, realizado por ele em 1978, no Rio de Janeiro. O evento contou com mais de 1.000 participantes e trouxe pela primeira vez ao Brasil grandes nomes do movimento de Reforma Psiquiátrica internacional, como Félix Guattari, Franco Basaglia, Robert Castel, Thomas Szasz, Shere Hite, Howard Becker, Erving Goffman e muitos outros.

Baremblitt foi um reconhecido analista institucional, esquizoanalista e esquizodramatista argentino que migrou ao Brasil na década de 1970. Falecido em 4 de outubro de 2021, a publicação passa a ser também uma homenagem ao seu legado.

Lançamento

Vice-presidenta do CRP-MG, Liliane Martins, recebe o público no Auditório Rosimeire Aparecida da Silva

A apresentação do livro Um Encontro Inesquecível na Sede do CRP-MG, em Belo Horizonte, foi aberta pela pela vice-presidenta do Conselho, Liliane Martins. Na ocasião, a conselheira pontuou que a publicação reafirma o compromisso ético da Psicologia, enquanto Ciência e Profissão ancorada nos Direitos Humanos.

“Esse é um marco histórico, especialmente por alguns motivos: neste ano CRP-MG está completando 50 anos de existência; em 2024 também celebramos o centenário de nascimento do Basaglia, italiano que iniciou a discussão sobre o processo de desinstitucionalização; e pudemos reverenciar o trabalho de Gregorio Baremblitt”, destaca a psicóloga.

Resgatando a história

Presente no lançamento, a coordenadora do Instituto Gregorio Baremblitt, Margarete Amorim, explica que o Primeiro Simpósio de Psicanálise, Grupos e Instituições, que originou o livro, foi quase todo gravado e seria transformado em Anais, mas as fitas foram roubadas e somente 35 anos depois elas foram devolvidas a Baremblitt.

“Ao se debruçar sobre o material, ele percebeu que, infelizmente, parte das fitas já estavam danificadas e todas as falas do Gregorio, exceto uma, foram cuidadosamente apagadas, numa postura clara de perseguição política e intelectual, típicas daquele período de ditadura militar”, conta Margarete.

O lançamento foi mediado pelo ex-presidente do Conselho, Milton Bicalho. O psicólogo lembra que à época do Simpósio era estudante e quis muito ter ido ao evento, marcado em sua memória como um grande acontecimento.

“Quando o Simpósio aconteceu, vivíamos um movimento de efervescência, ainda reflexo das manifestações que eclodiram no mundo inteiro em protesto a certas tradições, a partir do movimento conhecido como Maio de 68, iniciado na França. No Brasil, passávamos pela ditadura e o professor Gregorio foi o elemento que congregou uma série de manifestações de oposição a uma certa tradição conformista dentro das Ciências Humanas”, recorda Bicalho.

Para ele, além de registrar as teorias trazidas no evento, o livro cumpre relevante função social. “Quando o professor Gregorio me contou que as gravações extraviadas haviam sido recuperadas, percebemos que essa publicação também teria um papel histórico muito importante, não só na Ciência Psi, mas para as Ciências Humanas como um todo”, analisa.

Diálogo

Compondo a Mesa, da esquerda para a direita, Marta Elizabete, Henrique Galhano, Margarete Amorim, Milton Bicalho, Domenico Hur e Gregorio Kal Kazi

O evento contou ainda com a participação dos membros do Instituto Gregorio Baremblitt Domenico Hur e Gregorio Kal Kazi; do Conselheiro do XVII Plenário do CRP-MG, Henrique Galhano, e da integrante do Fórum Mineiro de Saúde Mental e militante Antimanicomial Marta Elizabete de Souza, que compartilharam um pouco dos bastidores da publicação e da vivência com Baremblitt.

Ao final, o público também interagiu trazendo relatos e reflexões sobre o tema.

O lançamento completo pode ser assistido no Canal do CRP-MG no Youtube.

E-book

Um Encontro Inesquecível já está disponível no Acervo Digital do CRP-MG. A iniciativa da publicação é da Comissão de Orientação em Psicologia, Saúde Mental, álcool e outras drogas do CRP-MG, em parceria com o Instituto Gregório Baremblitt.

Confira o evento de lançamento na íntegra:



– CRP PELO INTERIOR –