Reunião Especial homenageia CRP-MG na Assembleia Legislativa

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais foi homenageado em Reunião Especial, que aconteceu no dia 12 de novembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Com o objetivo de comemorar os 50 anos de regulamentação profissional da Psicologia no Brasil, a reunião foi requerida pelo deputado Rogério Correia a convite do Presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro.

O evento foi realizado no Plenário Juscelino Kubitschek e a mesa de abertura foi composta pelo deputado estadual Rogério Correia; pela presidente do CRP-MG, Marta Elizabete de Souza; pelo presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Humberto Verona; pelo diretor de ensino da FUMEC, João Batista Mendonça Filho; pela coordenadora do curso de Psicologia da PUC Minas, Maristela Costa; e pelo diretor do Sindicato dos Psicólogos do Estado de Minas Gerais (PsindMG), Roges Carvalho. A Reunião Especial também teve a presença de psicólogas e psicólogos do estado e do Grupo de Percussão Arautos do Gueto Alternativo, que animou o evento com uma apresentação cultural.

O deputado Rogério Correia parabenizou a profissão por, ao longo desses 50 anos, ter se aperfeiçoado na construção da cidadania nas políticas públicas. “A Psicologia se coloca em temas fundamentais da modernidade, o que contribui para a quebra das desigualdades e das injustiças sociais”. O deputado afirmou que o serviço de saúde necessita de avanços na humanização do cuidado, envolvendo a psicologia clínica e social.

A presidente do CRP-MG, Marta Elizabete, lembrou que a regulamentação profissional se deu durante a ditadura militar e, mesmo nesse momento de repressão, muitos psicólogos lutaram por autonomia na profissão. Marta afirmou que os psicólogos devem se sentir orgulhosos por atuarem em uma profissão que promove, em todo e qualquer ser humano, a possibilidade de resgatar sua autonomia e cidadania.

A presidente do CRP-MG ainda parabenizou a atuação do Sistema Conselhos, formado pelo Conselho Federal e pelos Conselhos Regionais de Psicologia. O Sistema tem atuado em três vertentes, sendo elas: voltada para a instituição, visando a superação de uma postura puramente corporativista para uma postura compartilhada e democrática; junto aos profissionais, munindo-os para a atuação profissional; e junto à sociedade, somando-se aos movimentos sociais pela liberdade e cidadania.

Humberto Verona, presidente do CFP, parabenizou o CRP-MG por representar o Sistema Conselhos “de forma tão batalhadora e tão digna” e felicitou as atuações escolhidas pela Psicologia. “A profissão fez uma escolha de estar com o olhar e a atenção para os problemas e desafios da sociedade”.

A Reunião Especial foi animada pelo Grupo de Percussão Arautos do Gueto Alternativo, composto por 35 jovens de idade entre 11 e 18 anos, que apresentaram um repertório com ritmos brasileiro. O grupo, que reaproveita materiais recicláveis para criação de seus instrumentos, apresentou um espetáculo envolvente com coreografias criadas pelos próprios jovens, além da interação com o público presente.

Veja AQUI as fotos da Reunião Especial na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Entrega da premiação do II Concurso Fotográfico – O 18 de Maio visto por diferentes ângulos

Ainda na programação da Reunião Especial, foram entregues as premiações às três ganhadoras do II Concurso Fotográfico – O 18 de Maio visto por diferentes ângulos. Juciléia Ferreira de Sousa, Leila Maria da Silva e Tatiana Santana da Silva foram as autoras das fotos mais votadas pelo público. O concurso contou com a participação de cerca de 2.700 pessoas, que, através da página do Facebook do CRP-MG definiram, as imagens vencedoras.

Tatiana Santana conta que, para tirar a foto de seus alunos, teve que pendurar no carro de som no desfile do Dia da Luta Antimanicomial, em Belo Horizonte. Ela trabalha na rede de saúde mental e acredita que “o Concurso possibilitou mostrar a riqueza e a beleza da reforma psiquiátrica para quem não faz parte da rede”.

O II Concurso Fotográfico teve o objetivo de fortalecer o movimento antimanicomial e dar maior visibilidade aos trabalhos realizados pelos serviços de saúde mental e seus trabalhadores, entre eles, psicólogos, usuários, familiares, comunidade e sociedade civil organizada. O edital foi lançado em abril deste ano para mostrar os diferentes olhares diante das atividades desenvolvidas no dia 18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial.



– CRP PELO INTERIOR –