Roda de conversa discute o absenteísmo no trabalho

Na sexta-feira  (12/6), o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizou a roda de conversa “Que falta a falta faz? Uma reflexão sobre o absenteísmo no trabalho”. Abordou o tema a convidada Gioconda Machado Campos, doutoranda da Faculdade de Educação da UFMG, com linha de pesquisa em Trabalho e Educação. A conselheira e coordenadora da Comissão Psicologia Organizacional e do Trabalho do CRP-MG, Elizabeth Lacerda, abriu o debate comentando sobre os problemas relacionados aos ambientes ruins de trabalho que geram baixo rendimento e fuga do trabalhador.  Clique aqui para ver as fotos do evento.

No momento da palestra, Gioconda Machado falou sobre o absenteísmo docente e apontou o desânimo dos professores das redes de ensino. “Tem muita gente que vai para a educação porque quer transformar o mundo e a forma de fazer isso é o conhecimento. Quando chegamos lá vemos que nosso conhecimento não tem sentido nenhum e que a forma como estamos passando não interessa aos alunos”.

Gioconda concluiu a roda de conversa falando sobre a análise do trabalho, apontando que ela não deve ser feita com uma prescrição na íntegra: há sempre uma dialética entre o prescrito e os valores dos saberes e as normas.



– CRP PELO INTERIOR –