Saúde mental como direito humano universal é pauta de live

Transmissão recupera tema do Dia Mundial da Saúde Mental deste ano

O Dia Mundial da Saúde Mental é 10 de outubro. A data foi estabelecida pela Federação Mundial de Saúde Mental, há 31 anos. Em 2023, teve como objetivo dar visibilidade à importância de se reconhecer a saúde mental como um direito humano que deve ser garantido para todas e todos.

Com esse tema, acontece a transmissão “Saúde Mental: um direito universal”, realizada pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), no dia 31 de outubro, às 19h, no YouTube.

A iniciativa integra a programação da série “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro” e vai abordar os seguintes aspectos:
– O acompanhamento e o auxílio de pessoas em sofrimento mental por meio de políticas públicas;
– O investimento no bem-estar e na garantia de dignidade de vida para toda a população;
– A importância de entender as saúdes física e mental como complementares.

Participam do diálogo:

Laura Fusaro Camey – Usuária dos serviços substitutivos do SUS-BH. Atual vice-presidenta da Asussam-MG e membro do Fórum Mineiro de Saúde Mental, ambos núcleos da RENILA.

Soraia Marcos (CRP-04/33.706) – Psicóloga, especialista em Saúde Mental, militante do Fórum Mineiro de Saúde Mental, trabalhadora da RAPS BH.

Taynara de Paula (CRP-04/50.702) – Psicóloga, especialista em Micropolítica. Coordenadora Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.

A mediação será realizada por:

Paula de Paula (CRP-04/9650) – Psicóloga (PUC Minas), doutora em Psicologia Social (PUC-SP), professora da Faculdade de Psicologia e do curso de Educação Física da PUC Minas. É psicanalista praticante em consultório particular. Representante da Abrapso no XVII Plenário do CRP-MG. Conselheira secretária do CRP-MG e referência do Crepop Minas.

Série Saúde Mental de Janeiro a Janeiro – Realiza diálogos mensais, por meio da Comissão de Orientação em Psicologia, Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. A compreensão é de que o diálogo sobre saúde mental precisa ser permanente, em todos os níveis de cuidado, com foco não apenas no indivíduo e suas subjetividades, mas em todas as coletividades.

AGENDA
Live “Saúde Mental: um direito universal”
Data: 31/10/2023 (terça-feira)
Horário: 19h
Canal do Youtube do CRP-MG – Inscreva-se no canal e ative os lembretes, assim você recebe uma notificação logo que a transmissão começar!



– CRP PELO INTERIOR –