Seminário de Psicologia e Migração acontece neste sábado, 8 de outubro

Contagem regressiva para o 2º Seminário de Psicologia e Migração: Conectando Saberes. O encontro será realizado neste sábado, 8/10, em Belo Horizonte. As inscrições para participação presencial estão encerradas, mas se você não conseguiu garantir sua vaga, uma boa notícia: haverá transmissão das mesas pelo canal do CRP-MG no Youtube.

No entanto, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) reforça que o certificado de participação será emitido apenas para quem comparecer presencialmente.

Confira a programação completa do Seminário e os links de transmissão das respectivas mesas:

9h00 – Abertura Oficial

9h30 – Mesa: Mobilidade Humana Internacional e Subjetividade

José Miguel Silva Ocanto – Nascido em Carora (Venezuela), graduando em Ciências Sociais (UFMG) e em Psicologia (PUC Minas). Refugiado no Brasil há quatro anos. Integra a Comissão de Orientação em Migração, Refúgio, Tráfico de Pessoas e Subjetividade do CRP-MG. Estagiário da área de Integração Social do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados de Belo Horizonte.

Othilia Gouveia (CRP-04/45202) – Psicóloga e Psicanalista. Graduada em Psicologia (PUC Minas), especialista em Saúde Mental (PUC Minas). Integra a Comissão de Orientação em Migração, Refúgio, Tráfico de Pessoas e Subjetividade do CRP-MG. Membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos de Belo Horizonte (EBEP- BH).

Suzana Almeida Araujo – Graduada e Mestre em Psicologia (UFSC); doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG; vinculada ao Instituto DH: Pesquisa, Promoção e Intervenção em Direitos Humanos e Cidadania.

Mediação: Carolyne Reis Barros (CRP-04/31611) – Psicóloga e mestre em Psicologia (UFMG). Doutora em Psicologia Social (USP). Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação da UFMG. Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos (LABTRAB/UFMG). Associada ao Instituto DH: promoção, pesquisa e intervenção em direitos humanos e cidadania.

11h – Mesa: Deslocados Ambientais e Atenção em Emergências e Desastres

Lilian Gárate (CRP04/13363) – Psicóloga Clínica e Hospitalar, com especialização em Psicologia Hospitalar (PUC Minas) e em Saúde Mental em Emergências, Desastres e Catástrofes (PUC Chile). Professora do curso de Especialização em Psicologia Hospitalar na Faculdade da Santa Casa de Belo Horizonte e do curso de especialização em Fenomenologia, Psicopatologia e Saúde Mental da Pós Graduação em Ciências Médicas de Minas Gerais. Membro da Comissão de Orientação em Psicologia Hospitalar do CRP-MG.

José Geraldo Martins – Farmacêutico (UFMG). Atuou em Farmácia Hospitalar, Quimioterapia e Docência. Ex-assessor do Conselho Regional de Farmácia – Minas Gerais (CRF-MG), ex-coordenador de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Aprendiz de raizeiro. Membro da Coordenação Estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), contribui na pauta da saúde do Movimento.

Renata Rodrigues Santos – Graduada em Psicologia (Ufal), mestre em Psicologia Clínica e da Saúde (Universidade Autônoma de Madri). Atuou na organização de ajuda humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) em contextos de emergência, epidemias e migração no Afeganistão, Guiné Conacri, Líbano, Turquia, Iraque, Moçambique e Brasil. Atualmente compõe a Comissão de Orientação em Migração, Refúgio, Tráfico de Pessoas e Subjetividade do CRP-MG.

Mediação: Henrique Galhano Balieiro (CRP04/46512) – Psicólogo especialista em Direitos Humanos e Cidadania no Contexto das Políticas Públicas e mestrando em Psicologia (PUC Minas). Analista social para redes e incidência sociopolítica no Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados de Belo Horizonte. Coordenador da Comissão de Orientação em Migração, Refúgio, Tráfico de Pessoas e Subjetividade do CRP-MG.

14h – Mesa: Decolonialismo, Gênero e Saberes do Sul Global no Olhar sobre as Migrações

Avelin Buniacá Kambiwá – Indígena da etnia Kambiwá. Doutora Honoris Causa pela Universidade Febraica. Mestranda em Estudos da Ocupação (UFMG). Socióloga, professora do estado de Minas Gerais, com ênfase em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça. Coordenadora do Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas. Idealizadora da Expo Abya Yala. Ex-conselheira municipal de promoção da igualdade racial de Belo Horizonte. Tem experiência no Legislativo, atuando como assessora parlamentar.

Laura Queslloya – Mulher peruana, migrante, mora há 15 anos em BH. Formada em Nutrição no Peru e graduanda em Psicologia na Faculdade Promove. Fundadora do Coletivo de Mulheres Migrantes Cio da Terra, onde atua como coordenadora da Área de Saúde Integral. Integrante da Comissão de Orientação em Migração, Refúgio, Tráfico de Pessoas e Subjetividade do CRP-MG.

Nathalia Moreira Barbosa Campos (CRP01/19061) – Psicóloga (UNB) com um master em Direitos Humanos e Gestão de Conflitos Internacionais (Scuola Superiore Sant’Anna Di Pisa, Itália). Tem se dedicado a estudar e atuar em contextos de deslocamento humano desde 2018, com foco especial na América Latina. Integra a Comissão de Orientação em Migração, Refúgio, Tráfico de Pessoas e Subjetividade do CRP-MG e a Rede Latino-Europeia de Pesquisa Psicológica Social focada em Migração, Deslocamento e Inclusão (La-EU-MiDI).

Núbia Vale Rodrigues (CRP-04/65934) – Psicóloga (UFSJ), pós-graduanda em Saúde Global e Diplomacia da Saúde (ENSP/Fiocruz) e em Epistemologias do Sul (CLACSO). Integra a Comissão de Orientação em Migração, Refúgio, Tráfico de Pessoas e Subjetividade do CRP-MG e a Rede Latino-Europeia de Pesquisa Psicológica Social focada em Migração, Deslocamento e Inclusão (La-EU-MiDI).

Mediação: Cristina Campolina (CRP04/19942) – Psicóloga (PUC Minas). Doutora em Ciências da Saúde. Mestre em Psicologia (Université Paris 8). Professora da Faculdade de Psicologia da PUC Minas. Membro da Comissão de Orientação em Migração, Refúgio, Tráfico de Pessoas e Subjetividade do CRP-MG.

O evento é realizado pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais, por meio da Comissão de Orientação sobre Migração, Refugiados, Tráfico de Pessoas e Subjetividades. A iniciativa conta com o apoio dos seguintes grupos e instituições: Coletivo Cio da Terra, Frente Nacional pela Saúde dos Migrantes (Fenami), PUC Minas e Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados de Belo Horizonte.



– CRP PELO INTERIOR –