Seminários regionais discutem realização de estágio na pandemia de Covid-19

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) e o núcleo mineiro da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep Minas) estão promovendo um conjunto de seminários com estudantes, coordenadoras(es) de curso, orientadoras(es) e supervisoras(es) de estágio até esta sexta-feira, 3/7.

A iniciativa ocorre em caráter emergencial em função do cenário de incertezas no ordenamento legal que orienta as práticas de estágio nas instituições de ensino superior. No dia 16 de junho de 2020, o Ministério da Educação emitiu a Portaria MEC nº 544 que flexibiliza a oferta de práticas, estágios e laboratórios por meios remotos, no entanto, ressalva a observância das Diretrizes Curriculares de cada área. A portaria é válida até 31 de dezembro de 2020.

Para discutir as dúvidas que têm surgido em decorrência dessa Portaria, o Sistema Conselhos de Psicologia e a Abep estão promovendo encontros regionais, que deverão culminar em um seminário nacional, previsto para o período entre 12 e 14 de julho com a representação dos três segmentos.

Encontros em Minas Gerais – Os seminários regionais são segmentados por público e o resultado das discussões será sistematizado e enviado ao Conselho Federal de Psicologia para subsidiar o seminário nacional.

Confira a agenda dos seminários promovidos pelo CRP-MG e Abep Minas:

ESTUDANTES
Data: 30/06/2020 (terça-feira)
Horário: 14 horas
Link para acesso à sala virtual do seminário: https://meet.google.com/maz-kptx-oog

COORDENADORAS(ES) DE CURSO
Data: 02/07/2020 (quinta-feira)
Horário: 14 horas
Link para acesso à sala virtual do seminário: https://meet.google.com/maz-kptx-oog

ORIENTADORAS(ES) E SUPERVISORAS(ES) DE ESTÁGIOS E PRÁTICAS
Data: 03/07/2020 (sexta-feira)
Horário: 14 horas
Link para acesso à sala virtual do seminário: https://meet.google.com/maz-kptx-oog

Como participar: os encontros são gratuitos e realizados pela plataforma Google Meet. Se estiver no computador, basta clicar no link da reunião. Se for utilizar o celular, é necessário instalar o aplicativo Google Meet, que é gratuito.

Para saber mais sobre o debate em torno da realização de estágio em tempos de pandemia, acesse: site.cfp.org.br/cfp-crps-e-abep-realizam-seminarios-virtuais-para-debater-estagio-em-tempos-de-pandemia/

Envie suas contribuições

Além das reuniões, o CRP-MG e Abep Minas disponibilizam formulários para conhecer a opinião de estudantes, professoras(es) e coordenadoras(es).

Essas informações serão compiladas e enviadas ao Conselho Federal de Psicologia para a realização do Seminário Nacional que acontecerá no dia 14/07/2020. O preenchimento é anônimo. Atenção: a coleta de respostas será encerrada às 18h, do dia 04/07.

Acesse os formulários: forms.gle/w7BLgAcvHY7vNGYL7

Estudantes – O encontro com estudantes teve uma participação expressiva: 249 pessoas participaram e 53 instituições de ensino superior foram representadas. Reitera-se a participação via formulário, que permite o acolhimento de todas as questões vinculadas aos estágios.

A gravação da reunião com os estudantes pode ser assistida a seguir:

 



– CRP PELO INTERIOR –