Série “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro” traz para o debate o filme “Por que você não chora?”

Live será terça-feira, 28, às 19h, no canal do CRP-MG no youtube

O filme “Por que você não chora?” será o ponto de partida para as reflexões da live da série “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro”, neste mês. O evento que o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realiza mensalmente, por meio da Comissão de Orientação em Psicologia, Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, propõe reflexões e orientações sobre esse assunto, que tem sido amplamente discutido na comunidade científica. Toda a categoria está convidada a participar, a partir das 19h, da próxima terça-feira, 28/9, no canal youtube.com/ascomcrpmg. Por se tratar de uma atividade aberta ao público, não demanda inscrição prévia e também não gera certificado.

“Prevenção do suicídio: análise crítica das campanhas sob a perspectiva do filme Por que você não chora?” terá como pano de fundo a película baseada em fatos reais. Nele, “Jéssica (Carolina Monte Rosa) se depara com um novo mundo durante o estágio na faculdade de psicologia, quando passa a atender Bárbara (Bárbara Paz), diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline. Enquanto Bárbara vai ganhando limites e confiança para recuperar sua vida, Jéssica vai descobrindo que nunca teve uma”, segundo sinopse original.

“Saúde Mental de Janeiro a Janeiro” é composta por um conjunto de lives que ocorrem o ano todo porque a atenção em saúde mental precisa ser permanente, em todos os níveis de cuidado, com foco não apenas no indivíduo e suas subjetividades, mas em todas as coletividades, de maneira a fazer o enfrentamento de todas as situações que impactam severamente a vida da população. E como o foco tem que acontecer de forma transversal e diversa, a cada edição propõe abordagens que dizem do cotidiano das pessoas, no que mais impacta naquele momento.
A atividade contará com as presenças de:

Convidada:
Cibele Amaral
– roteirista, diretora, produtora e psicóloga. Graduada em Artes Cênicas pela Scuola Internazionale di Teatro di Roma e Psicologia pela Universidade Paulista. Dirigiu o longa “Um Assalto de Fé”, em 2011. Recebeu diversos prêmios como roteirista, diretora, produtora e atriz, em importantes festivais de cinema como Festival de Gramado, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e Festival do Rio. Em 2021 lançou o drama “Por que você não chora?”, exibido e premiado no 48º Festival de Cinema de Gramado e em festivais na Europa e nos Estados Unidos. Realizará também as filmagens de dois longas-metragens de comédia. Em 2022 lançará o longa de comédia “Rir pra não chorar, além de realizar as filmagens de sua primeira série para TV.

Debatedor:
Fabrício Ribeiro
– Psicólogo, psicanalista. Professor de graduação na Faculdade de Psicologia do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Conselheiro e coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia e Relações com a Justiça do CRP-MG.

Mediadora:
Cristiane Nogueira – conselheira e coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia, Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do CRP-MG.

Agenda

Tema: Prevenção do suicídio: análise crítica das campanhas sob a perspectiva do filme “Por que você não chora?”
Data: 28/9 (terça-feira)
Horário: 19h
Canal: Youtube



– CRP PELO INTERIOR –