Setembro Amarelo foi pauta do programa de rádio Psicologia em Foco

Para marcar o mês escolhido para a Campanha de Prevenção ao Suicídio, o programa de rádio Psicologia em Foco levou, nesta quarta-feira (30/9), a psicóloga Giselle Reis Brandão, para falar sobre o assunto.  Ela é doutora em Psicologia Social do Trabalho e professora da Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC). O programa é uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a rádio Inconfidência AM. É veiculado toda quarta-feira, 12h30 na frequência 880AM.

A convidada falou sobre as causas do suicídio e que ele não está ligado necessariamente a uma patologia, como a depressão. Ela relatou que muitas vezes, esses sujeitos demonstram uma tristeza, um sofrimento para amigos, familiares e na maioria das vezes é ignorado. Se observado atitudes como estas, essas pessoas próximas devem conversar com esse indivíduo e procurar ajuda, podendo evitar a morte precoce.

A professora também afirmou que os casos de autocídio de pessoas idosas tem aumentado e muitas vezes a principal causa é a não aceitação da velhice. Giselle ainda falou sobre as profissões que mais causam o suicídio, como bancários e profissionais da saúde. De acordo com ela esses profissionais se sentem bem com a família mais sofrem pela pressão que tem no trabalho e acabam vendo a morte como uma forma de solução.

Se você não pôde ouvir a entrevista, utilize o player abaixo.

 



– CRP PELO INTERIOR –