Solenidade de posse dialoga sobre o dever ético da Psicologia de compreender as relações raciais no Brasil

Ivani Francisco de Oliveira em palestra sobre as relações raciais no Brasil

Ao assumir a gestão do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), o XVII Plenário aponta como pauta prioritária a promoção de uma Psicologia antirracista. Por isso, já na solenidade de posse promoveu a palestra “Compreender as relações raciais no Brasil: um dever ético da Psicologia”. O tema foi abordado pela psicóloga, mestra em Psicologia Social e conselheira do Conselho Regional de Psicologia – São Paulo nas gestões 2016/2019 e 2019/2022, Ivani Francisco de Oliveira.

“A Psicologia é uma ciência estratégica para entendermos as relações raciais. Porque nossa ciência e profissão é a que se dedica a entender os mecanismos psíquicos que operam tanto nos processos sociais dominantes, quanto no âmbito individual: no mecanismo de funcionamento psicológico da pessoa preconceituosa e o impacto disso na pessoa que sofre o preconceito”, defendeu Ivani Oliveira. “Pensando nisso, temos o dever perante a sociedade brasileira de construir possibilidades de respostas, de desenvolver uma sociedade que seja igualitária de fato”, completou.

A psicóloga apresentou um conjunto de referências e iniciativas que estão contribuindo com a construção da Psicologia brasileira comprometida com o enfrentamento do racismo. Um movimento que Ivani Oliveira fez questão de destacar, parte de psicólogas e psicólogos negras(os), tal como ocorreu nas áreas de educação e segurança pública, por exemplo.

No âmbito do Sistema Conselhos de Psicologia, Ivani realçou a importância da Resolução CFP Nº 18/2002, que estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação ao preconceito e à discriminação racial. A Resolução completa 20 anos e é um marco. “Somos uma categoria profissional que está proibida de ser omissa e conivente com o racismo”, enfatizou.

Confira referências mencionadas pela palestrante e que podem nortear uma atuação profissional antirracista:

Resolução CFP Nº 18/2002
Relações Raciais – Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os), produzidas pelo Crepop
– Campanha da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia – Racismo é uma coisa da minha cabeça ou da sua?
– Cadernos Temáticos CRP-SP – Vol. 14 – Contra o Genocídio da População Negra: Subsídios Técnicos e Teóricos para Psicologia
– Cadernos Temáticos CRP-SP – Vol. 1 – Psicologia e Preconceito Racial
– Documentário História da Psicologia e as Relações Étnico Raciais



– CRP PELO INTERIOR –