Subjetividades de mães e gestantes usuárias de drogas serão debatidas no Psicologia em Foco

Na próxima quarta-feira, 1/2, será realizada a primeira edição do Psicologia em Foco de 2017. Em debate, o tema: “Consequências da Portaria nº 3/2016 da Vara da Infância e Juventude de BH: as subjetividades das mães e gestantes usuárias de drogas”. O debate começa às 19 horas, na sede do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), em Belo Horizonte.

A Portaria nº 3/2016 dispõe sobre procedimento para encaminhamento de crianças recém-nascidas e dos genitores ao juízo da infância e da juventude, assim como oitiva destes, nos casos de grave suspeita de situação de risco, e sobre o procedimento para aplicação de medida de proteção.

O debate é proposto pela Comissão Mulheres e Questões de Gênero do CRP-MG e contará com a participação das convidadas:

Flávia Beaumord – psicóloga (PUC-MG), pós-graduada em Psicologia Humanista, Existencial e Fenomenológica (FUMEC), especialista em Psicologia Hospitalar. Psicóloga da Gerência de Atenção à Mulher do Hospital Odilon Behrens (HOB), preceptora da Residência Multiprofissional HOB.

Letícia Greco – psicóloga (UFMG), especialista em Psicologia Clínica. Trabalha no Tribunal de Justiça de Minas Gerais há 10 anos.

Mediação:
Alessandra Belmonte – psicóloga (PUC-MG). Atualmente é coordenadora na unidade de acolhimento institucional TJ Criança Abriga e integrante da Coletiva Estamira de Mulheres Psicólogas. Atuou anteriormente como técnica social de Psicologia da Associação Irmão Sol, onde realizou acompanhamento de crianças e adolescentes sob medida protetiva de acolhimento institucional em situação de risco e vulnerabilidade social. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Psicologia Clínica, saúde coletiva e intervenções grupais.

Programação de fevereiro: também estão abertas as inscrições para as demais edições do mês, basta sinalizar no e-mail para qual(is) tema(s) deseja se inscrever. Confira:

8/2 – Segurança prisional e Psicologia: uma relação possível?
15/2 – Análise do processo de adoção a partir da proposta de alteração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
22/2 – Implicação do Programa Criança Feliz na Política de Assistência Social

Inscrições: o evento é gratuito e para participar é necessário enviar nome completo, profissão e e-mail para o endereço estagio.rp@crp04.org.br.

O Psicologia em Foco é uma iniciativa do CRP-MG e acontece sempre às quartas-feiras, às 19 horas, na sede do Conselho em Belo Horizonte (Rua dos Timbiras, 1.532, Lourdes).



– CRP PELO INTERIOR –