Temas e territórios diversos: saiba mais sobre os relatos de experiência que participarão da I Mostra Nacional de Práticas Profissionais – Etapa Minas Gerais

Trabalhos serão apresentados no dia 28 de maio durante a Mostra, que segue com inscrições abertas para participantes observadoras(es)

A partilha de experiências é o principal mote da da I Mostra Nacional de Práticas Profissionais “A Psicologia na luta pelo cuidado em liberdade: ontem, hoje, sempre!”. O evento, que será realizado no dia 28 de maio em Belo Horizonte, segue com as inscrições abertas.

Ao todo, foram selecionados 10 relatos de experiência e 29 manifestações artísticas para a Mostra. Os relatos selecionados são dos municípios de Belo Horizonte, Carmo do Cajuru, Juiz de Fora, Manhuaçu, Miraí, Pompéu e Uberlândia. Já as manifestações artísticas vêm de Belo Horizonte, Guanhães, Itamarandiba, Itaúna, Lagoa Santa, Leopoldina, Três Marias e Uberlândia.

Os relatos serão apresentados ao longo do dia e o público presente poderá apreciar e votar nas manifestações artísticas, que estarão expostas no local da Mostra. Confira a programação.

Relatos de experiência

O julgamento das práticas escolhidas para a Etapa Mineira foi realizado por uma Comissão Julgadora constituída por membras indicadas pelo Plenário do CRP-MG, conforme previsto no edital do evento. Os trabalhos seguiram para avaliação com os dados de identificação suprimidos, garantindo a preservação do anonimato e a lisura do processo.

Saiba mais sobre os três primeiros colocados, inspire-se e faça sua inscrição para conhecer de perto essas e outras experiências:

1º lugar
Relato: Liga dos Campeões InterCAPS: o futebol como instrumento do cuidado em liberdade
Autoria: Elizielly Martins, Angelo Antônio Santos Cardoso e Rodrigo Tavares Mendonça

Tendo o futebol como tema e a produção de saúde mental como objetivo, as Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) de sete municípios mineiros conduzem um torneio de futebol de salão . O campeonato conta com times mistos, incluindo homens, mulheres e pessoas não-binárias. O projeto teve início em 2017, quando o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Lagoa da Prata convidou alguns Centros de cidades vizinhas para participarem de jogos amistosos de futsal. Percebendo que o encontro foi uma oportunidade de partilha de afetos e conhecimentos, as(os) organizadoras(es) decidiram não só manter o projeto, como também expandi-lo.

2º lugar
Relato: Pontes de cuidado em saúde: articulações da RAPS para a assistência de grupos vulnerados
Autoria: Lívia Rocha Coelho e Cecylia Moreira da Silva

O projeto “Pontes de Cuidado em Saúde”, realizado no município de Miraí (MG), busca a ampliação do acesso aos serviços de saúde por parte de homens adultos com histórico de uso de álcool e outras drogas. O objetivo é promover assistência integral e humanizada. A prática envolve um Grupo de Trabalho que coordena abordagens de rua e a interlocução com serviços da RAPS. Assim, a atuação do GT não se limita à execução das abordagens, mas envolve também reuniões periódicas com as equipes de saúde, na busca por uma ampliação da construção coletiva do cuidado.

3º lugar
Relato: A arte da escrita do samba em um coletivo de mulheres: análise do processo criativo e promoção da reinserção social
Autoria: Aline Miranda Schwartz de Araújo, Camila Alves Araújo, Jaqueline Teixeira Paiva, Elaine Aparecida Borges Santana Eugênio e Iara Helena Magalhães

O relato aborda a oficina “Coletivo de Mulheres”, promovida pelo Centro de Convivência e Cultura de Saúde Mental de Uberlândia (MG). A iniciativa foi desenvolvida com o intuito de ampliar produções criativas, desmistificar a loucura e articular socialmente as participantes. Por meio do projeto, foi proposta a escrita musical como um processo terapêutico, reconhecendo os diversos benefícios que pode proporcionar à saúde mental e emocional. Sendo uma manifestação artística que celebra a diversidade, o samba propiciou que as conviventes tivessem a oportunidade de se expressar, compartilhar experiências e fortalecer vínculos comunitários.

Cine Reflexão

Na véspera, dia 27 de maio, ocorre o Cine Reflexão, das 18h30 às 22h, no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte. Será exibido o documentário As Linhas da Minha Mão, que acompanha a artista Viviane de Cássia Ferreira em uma narrativa que discute o papel político da imaginação e da arte, assim como as ideias que moldam a visão de loucura no mundo atual. A produção, da Embaúbas Filmes, foi premiada como Melhor Filme na Mostra Aurora da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Após a exibição, haverá uma roda de conversa com a presença do diretor João Dumans, premiado cineasta natural de Ouro Preto, e da própria Viviane de Cássia Ferreira, performer, atriz, dramaturga e autora do livro “Casa Breve: Uma Atriz Louca em Três Tempos”. A mediação do bate-papo será feita pela conselheira do CRP-MG, Isabella Lima.

Confira a programação completa e faça sua inscrição.

AGENDA

I Mostra Nacional de Práticas Profissionais “A Psicologia na luta pelo cuidado em liberdade: ontem, hoje, sempre!” – Etapa Minas Gerais
Data: 27 e 28 de maio de 2025
Local: Cine Santa Tereza (dia 27) e Una – Campus Aimorés (dia 28), em Belo Horizonte
Clique aqui para fazer sua inscrição como participante observadora(or)

Matérias relacionadas

Abertas as inscrições para participante observadora(or) na I Mostra Nacional de Práticas Profissionais

Mostra premia boas práticas na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

I Mostra Nacional de Práticas Profissionais: tudo o que você precisa saber

Entrevista: conselheira responsável pelo CREPOP reflete sobre os desafios do cuidado em liberdade e a contribuição da I Mostra Nacional de Práticas Profissionais

 

 



– CRP PELO INTERIOR –