Toma posse o XVI Plenário do CRP-MG

Cerimônia contou com a presença da presidenta eleita para o Conselho Federal de Psicologia

Conselheiras(os) do XVI Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) tomaram posse nesta quinta-feira, 26, em Belo Horizonte. A cerimônia contou com a presença da gestão do XV Plenário e convidadas(os) como a presidenta recém-eleita do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Ana Sandra Fernandes e a ex-presidenta do CRP-MG, Marta Elizabete de Souza. Clique aqui para ver as fotos.

Ao abrir o evento, a presidenta do XV Plenário, Stela Maris Bretas Souza, ressaltou as principais conquistas e desafios da gestão que encerrava naquele momento e apresentou um resumo das ações desenvolvidas por meio das 56 comissões temáticas espalhadas pelo estado.

“Nossas comissões, nestes três anos, optaram por desenvolver suas ações por meio da realização de reuniões e eventos de diversos modelos, produção de publicações e participação em atividades de outras instituições e coletivos. A compreensão de que o exercício da Psicologia é permeado por fenômenos coletivos, históricos e relacionais, instaurou um processo incessante de atualização desse fazer promovendo eventos em ressonância com o cenário no qual o trabalho da(o) profissional se desenvolve. Os diálogos que foram propostos, tantos deles envolvendo aspectos técnicos, éticos e reflexivos, buscaram favorecer a aprendizagem continuada da categoria, ao considerar o contexto social e político onde as práticas se inserem”, explicou.

Segundo ela, esse trabalho pode ser contabilizado em 990 reuniões com a participação da categoria interessada em compor o grupo, 396 eventos, 531 representações, 45 notas de posicionamento e 14 publicações.

Ana Sandra é ladeada pela presidenta do XV Plenário, Stela Maris Bretas de Souza (à esq.) e Lourdes Machado, (à dir.) presidenta do XVI Plenário.

Psicologia comprometida e ousada – Ao concluir sua fala, Stela Maris convidou a presidenta eleita para o Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes, para fazer uma exposição. A atual vice-presidenta do CFP, por sua vez, evidenciou que as ações apresentadas pelo CRP-MG são o compromisso de transformação social da Psicologia: “nós atuamos e trabalhamos pela emancipação, a autonomia e o engajamento. Contribuímos com a formação de cidadãs e cidadãos. Tentam nos afugentar e silenciar. Mas nós somos as vozes inconformadas nas ruas, comunidades, becos, periferias, aldeias, escolas, quilombos, praças, unidades de saúde, de privação de liberdade. Clamamos por justiça e por dignidade. Essa é a Psicologia que nos interessa fazer. Onde tiver exclusão nós respondemos com cuidado em liberdade e em meio a tanta luta ainda damos conta de ser afeto. E sabe por que nossa Psicologia está sob ameaça? Porque é muita ousadia junta”.

Ana Sandra focalizou sua apresentação durante a posse no orgulho que a categoria deve sentir por ter construído a profissão que está posta. “A Psicologia que está nas clínicas e consultórios, mas que também vai encontrar a população brasileira onde ela mais precisa, atuando nas políticas públicas, afirmando os direitos humanos, promovendo justiça social e enfrentando toda forma de opressão e discriminação. Foi uma ousadia imensa inserirmos a Psicologia nas políticas públicas e chegarmos até aqui, construindo um vínculo tão estreito. Nos oferecem a violência e o autoritarismo a nossa resposta é não. Que orgulho temos que ter da nossa categoria ao dizer não para esse projeto”, assinalou.

Começa o trabalho da nova gestão – Após a exposição da convidada especial, Stela Maris Bretas de Souza convidou a presidenta eleita para a gestão seguinte, Lourdes Machado, para receber o relatório de gestão e  deu posse às(aos) conselheiras(os) do XVI Plenário que iniciam nesta sexta-feira, 27, o trabalho à frente do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais.

Nos próximos dias serão definidas as novas coordenações das comissões permanentes e temáticas para as quais a categoria de psicólogas(os) é sempre convocada a contribuir participando das reuniões. Esses encontros permanecem sendo divulgados no site do CRP-MG e perfis facebook.com/crpmg e instagram.com/crpmg



– CRP PELO INTERIOR –