Triângulo Mineiro se mobiliza por uma Psicologia antirracista

Atividade do Psicologia em Foco será realizada dia 2 de julho, em Uberlândia

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) vai promover, no dia 2 de julho, às 17h30, um novo Psicologia em Foco. Com o tema Por uma Psicologia antirracista no Triângulo Mineiro, a nova edição é proposta pela Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais e será realizada na Universidade Federal de Uberlândia – Campus Umuarama, em Uberlândia/MG.

A atividade foi pensada para aproximar a temática Étnico-Racial de profissionais e de estudantes de Psicologia na subsede Triângulo, tendo em vista os casos de racismo que aconteceram nos últimos anos em ambientes universitários. Para isso, será explicado o funcionamento da Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais, seus objetivos e suas atuações, no âmbito da Sede do CRP-MG e das subsedes, enfocando o Triângulo Mineiro.

Participam do encontro como palestrantes:

Camila Braga do Carmo (CRP-04/56.443) – Psicóloga clínica e social (UFU), com percurso em psicanálise. Pesquisadora das relações étnico-raciais, gênero, saúde mental da população negra e estética. Integra a coordenação colegiada da Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais na subsede triângulo do CRP-MG.

Hudson Bruno Cares Carajá (CRP-04/57.780) – Graduado em Psicologia e Graduando em Teatro (UFSJ). Membro da Comunidade Indígena Carajá de Minas Gerais. Integrante da Rede de Articulação de Indígenas em Contexto Urbano e Migrante (RENIU). Conselheiro no XVII Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais. Coordenador colegiado da Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais na instituição.

Taina Aparecida Araújo Ricardo (CRP 04/59.963) – Mulher negra, mãe solo, de matriz afro-brasileira. Psicologa (UFU), psicanalista decolonial. Pesquisadora das relações étnico-raciais, racismo institucional e estrutural na Universidade, pactos raciais e branquitude. Integra a coordenação colegiada da Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais na subsede triângulo do CRP-MG.

Thais Arruas Rodrigues de Souza (CRP-04/45.702) – Nascida e criada em Uberlândia, é graduada em Psicologia com formação contínua em psicanálise Contra Colonial. Atua em consultório particular e atualmente compõe a coordenação colegiada da Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais na subsede triângulo do CRP-MG.

Mediadora:

Alessandra Kelly Belmonte (CRP-04/34.480) – Bacharel em Psicologia (Puc-Minas) e pós-graduada em Saúde Coletiva (UniAmérica). Analista de relacionamento com comunidades, desenvolvendo suas atividades no município de Mariana. Conselheira no XVII Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais, sendo referência para as Comissões de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais e Criança e Adolescente.

O encontro é gratuito e aberto a psicólogas(os), estudantes de Psicologia e demais interessadas(os) no assunto.

Atividade com emissão de certificado. Para participar, é necessário realizar inscrição.

AGENDA

Psicologia em Foco – Por uma Psicologia antirracista no Triângulo Mineiro
Data: 2/7 (Terça-feira)
Horário: 17h30
Local: UFU Campus Umuarama – Anfiteatro Bloco 2A (Av. Amazonas, 1777-1867 – Umuarama, Uberlândia)
Clique aqui para fazer sua inscrição.



– CRP PELO INTERIOR –