Vacinação para trabalhadoras(es) do SUAS: CRP-MG participa de reunião para discutir estratégias

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) participou de uma reunião na terça-feira, 8/6, a convite do Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais (CEAS-MG), para discutir a vacinação dos profissionais da política de Assistência Social contra a Covid-19. O encontro contou com a participação de representantes do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG) e outras instituições.

A pauta foi levada ao CEAS-MG por reivindicação do Fórum Estadual dos Trabalhadores, por meio da representante e psicóloga, Luanda Queiroga. Ela também possui assento no CEAS, representando o CRP-MG.

Na ocasião, a conselheira e integrante da coordenação da Comissão de Orientação em Psicologia e Política de Assistência Social do CRP-MG, Jéssica Isabel, reforçou o posicionamento da autarquia em defesa da vacina para todas(os) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, acrescentou que diante da escassez de vacinas, essa defesa perpassa o reconhecimento da necessidade de um olhar especial para trabalhadoras e trabalhadores de serviços essenciais que se expõem mais ao risco de adoecimento.

Durante a reunião, foram apresentados relatos dos desgastes das(os) trabalhadoras(es) e do pouco respaldo que têm recebido em sua atuação. Representantes da saúde ponderaram sobre o Plano Nacional de Imunização e apontaram a necessidade de avançar no diálogo com outros atores. O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves, reconheceu a importância da pauta e se disponibilizou a apoiá-la junto a outros atores.

A conselheira Jéssica Isabel explica que os encaminhamentos serão acompanhados pelo CRP-MG, com apoio da Comissão Estadual de Orientação em Psicologia e Política Pública de Assistência Social do Conselho.



– CRP PELO INTERIOR –