Visibilidade lésbica pauta próxima sessão comentada do Cine Diversidade

Exibição será no dia 19 de agosto, às 19h, com entrada gratuita

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) vai realizar, no dia 19 de agosto, mais uma edição do projeto Cine Diversidade, em parceria com o Cine Santa Tereza e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Com o tema Visibilidade Lésbica, esta edição vai exibir dois curtas-metragens nacionais que abordam afetos, cotidiano e resistência, a partir das vivências de mulheres lésbicas.

O Cine Diversidade de agosto conta com o apoio do Coletivo Rolezin das LBPT e da Quilomba Nzinga’S LésBiTrans Brasil.

Confira os filmes:

Título: Aquela Mulher
Direção: Cristina Lago e Marina Erlanger
País: Brasil
Ano: 2023
Gênero: Ficção
Duração: 14 min
Classificação: Livre
Sinopse: Camila trabalha em um restaurante na periferia do Rio de Janeiro. Um dia, uma senhora chega e puxa conversa. À medida que tudo se intensifica, a energia acaba repentinamente, afundando o local na escuridão.

Título: Ficção Suburbana
Direção: Rossandra Leone
País: Brasil
Ano: 2023
Gênero: Ficção
Duração: 19 min
Classificação: Livre
Sinopse: Entre afetos e tensões, o casal Marcela e Camila se relaciona com o cotidiano de suas raízes suburbanas.

Diálogo com a plateia

Após a sessão, o público poderá participar de um bate-papo com convidadas que atuam no ativismo lésbico. Confira:

Gabrielle Celestino – Mulher preta, lésbica e militante LGBTQIA+, atua na promoção da visibilidade e dos direitos das mulheres LBPT. Formada em Marketing, com pós-graduação em Mídias Digitais. Servidora pública e integrante do Coletivo Rolezin das LBPT, desenvolve ações culturais e educativas que fortalecem a diversidade e o protagonismo lésbico.

Lucia Castro – Mulher negra lésbica desfeminizada, religiosa da matriz africana, jongueira e produtora cultural. Fundadora do Coletivo Aos Brados!! A Vivência Digna da Sexualidade e do jornal Aos Brados. Atuou na criação do primeiro Centro de Referência LGBT do Brasil Integrante da comunidade Jongo Dito Ribeiro. Integra a Quilomba Nzinga’S LésBiTrans Brasil e a Frente Nacional de Lésbicas Desfem.

Rossandra Leone – Formada em Cinema (UFF). Roteirista e diretora de Blackout (2020), Pipa o Ano Todo (2022) e Ficção Suburbana (2023), com passagens por festivais e estudos dentro e fora do país. Também atua na produção cultural com o Barão Festival.

Mediação:

Lorena Rodrigues (CRP 04/54533) – Psicóloga, mestra em Educação e Formação Humana (UEMG) e doutoranda em Psicologia Social (UFMG). Professora na Faculdade Anhanguera (Divinópolis). Conselheira do XVII Plenário do CRP-MG, é referência das Comissões de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual e de Psicologia e Juventudes. Coordena o projeto Cine Diversidade e compõe redes nacionais do movimento LGBTQIA+ e do movimento negro.

Ingressos

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo site Sympla. Uma cota de 50% dos bilhetes será disponibilizada para retirada presencial no Cine Santa Tereza, 30 minutos antes da sessão.

O CRP-MG emite certificado de participação. Para acessá-lo, basta escanear o QR Code que estará disponível no cartaz fixado no local do evento e preencher o formulário.

O projeto

O Cine Diversidade é promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação Municipal de Cultura e da Subsecretaria de Direitos de Cidadania. Criado em 2017, tem o objetivo de fomentar reflexões sobre gênero, sexualidade e Psicologia por meio do cinema, além de incentivar produções audiovisuais como ferramenta de orientação e combate a preconceitos e estigmas. Dessa forma, contribui para o enfrentamento da LGBTfobia e do racismo e fortalece essas pautas na agenda cultural de Belo Horizonte.

AGENDA

Cine Diversidade – Visibilidade Lésbica
Data: 19 de agosto de 2025
Horário: 19h
Local: Cine Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG)



– CRP PELO INTERIOR –