24 set XVIII Plenário cria GT para reestruturar as comissões temáticas
Comissões permanentes já estão definidas e atuantes
Com o objetivo de garantir que a definição de quais comissões temáticas irão vigorar no Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) seja feita a partir de critérios transparentes, o XVIII Plenário acaba de criar o Grupo de Trabalho das Comissões Temáticas. Já em funcionamento sob a referência do conselheiro Bruno Stefani, as análises contemplam tanto as necessidades atuais da Psicologia e da sociedade quanto as demandas profissionais da categoria.
O GT dará subsídios para uma consulta pública que será feita à categoria para definir as novas comissões. “Estamos organizando estratégias que envolvem a construção de diretrizes objetivas, a escuta ampla da categoria e a sistematização de propostas que subsidiem o Plenário na tomada de decisão”, explica o conselheiro responsável pela condução do grupo. “Buscamos consolidar uma estrutura de comissões representativa, eficiente e comprometida com os princípios ético-políticos da profissão”, completa.
Sobre as comissões temáticas
São uma estratégia do CRP-MG, comum entre os demais conselhos, para atuar nos diversos campos relacionados à Psicologia e estreitar os vínculos com a categoria, uma vez que na maior parte delas a participação é aberta a quem se interessar. Elas atuam na análise, diálogos e articulação de temas específicos da Psicologia, subsidiando o Plenário e a Diretoria com pareceres e informações técnicas para a tomada de decisões e na proposição de normas e resoluções para o exercício profissional.
O XVIII Plenário também definiu a composição de suas comissões permanentes durante a primeira reunião plenária ordinária, realizada sábado, 20, dia posterior à posse administrativa. Veja a seguir:
Comissão de Ética (COE)
Presidência: conselheiro Tobias de Medeiros Chaves Ferreira
Membros: conselheiros Daniel dos Santos Saldanha de Freitas Camilo e André Corrêa Ferreira
Comissão de Orientação e Fiscalização (COF)
Presidência: conselheira Nayara Priscila Koda Teixeira
Membros: conselheiro José Alberto Manuel e conselheira Sara Edith Souza de Assis Leão
Comissão de Direitos Humanos (CDH)
Presidência: conselheira Cinthia Coelho dos Santos
Membros: conselheiro João Paulo da Silva Morais e conselheiras Laura Costa Lobo e Samantha Alves Pereira de Souza
Comissão de Meios Consensuais de Conflitos (CMSCC)
Presidência: conselheiro Daniel dos Santos Saldanha de Freitas Camilo
Comissão de Análise para Concessão de Registro de Psicóloga(o) Especialista (CARPE)
Presidente: conselheiro Edilson Felipe Domingues
Membros: conselheiras Juliana Nassau Fernandes e Aline Beatriz Alvarenga Albino Vaz
Funções das comissões permanentes
A COE conduz as representações e requerimentos de ofício, bem como os processos disciplinares em consonância com o Código de Processamento Disciplinar (CPD), propondo ao Plenário os encaminhamentos necessários.
Já a COF coordena e delibera sobre as atividades de orientação e fiscalização do exercício profissional, além de assistir ao Plenário do CRP nos assuntos relacionados ao fazer da Psicologia.
A CDH fomenta a reflexão sobre os Direitos Humanos inerentes à formação e articula, em conjunto, sua promoção, defesa e garantia, tanto na prática profissional como na pesquisa em Psicologia.
A CARPE analisa os requerimentos de registro de psicóloga(o) especialista e elabora parecer opinando pelo deferimento ou indeferimento.
A CMSCC acompanha e conduz processos de mediação e outros meios consensuais de solução de conflitos nos processos ético-disciplinares.