23 jun 9º CNP confirma pluralidade dos campos de atuação da Psicologia
Psicólogas(os) de todo o Brasil participaram na última semana (16 a 19 de junho) da 9ª edição do Congresso Nacional de Psicologia (CNP). O Congresso contou com a participação de 246 delegadas(os) eleitas(os) durante os 23 Congressos Regionais de Psicologia realizados no país nos meses de abril e maio. Minas Gerais foi a segunda maior delegação do evento e contou com a presença de 17 profissionais e uma representante dos estudantes. Ao final do 9º CNP foram aprovadas 267 propostas, sendo 85 do Eixo 1, 69 do Eixo 2 e 113 do Eixo 3.
O psicólogo e conselheiro do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), Felipe Tameirão, integrou a delegação mineira e avalia: “o 9º CNP foi muito importante, pois além de permitir a participação de psicólogas de todas as regiões do país, tratou de garantir a retomada de ações fundamentais para o funcionamento do Sistema Conselhos, a exemplo das propostas que contemplaram o Crepop, e manteve o posicionamento da Psicologia em defesa das políticas públicas, sobretudo o SUS e o Suas, ao aprovar diversas propostas que versavam sobre a inserção do Sistema Conselhos no controle social e fomento de espaços que discutam a interseção da Psicologia com diferentes áreas”.
Propostas – As(os) delegadas(os) se organizaram em 10 grupos de trabalho para analisar as 329 propostas oriundas dos Congressos Regionais. As propostas aprovadas nos grupos seguiram para votação em plenário. “Dentre as propostas aprovadas, foi possível constatar a diversidade de fazeres e saberes possíveis, tendo a Psicologia lugar privilegiado em algumas áreas e em outras a solidificação de um caminho em construção. Também foi possível perceber o quanto precisamos ocupar espaços que precisam de nossas intervenções e que sequer estamos legitimamente presentes. Temas como: políticas públicas, judicialização, diversidade e equidade, direitos humanos, formação, acessibilidade, avaliação psicológica, relações institucionais, dentre ouros, também se sobressaíram em diferentes propostas”, relata a conselheira do CRP-MG e delegada no 9º CNP, Elizabeth de Lacerda Barbosa.
O CNP é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia e as propostas aprovadas durante o Congresso irão nortear a atuação dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal no período de 2016 a 2019.
“Destaco as importantes propostas que tratavam de temas como a realização de ampla discussão com a categoria sobre os temas ‘diversidade de gêneros e sexual’ e ‘laicidade’. Isso oportunizará a reflexão e construção de conceitos que diminuam a segregação e a exclusão, sobretudo no que diz respeito à atuação da psicóloga em espaços educativos”, afirma Felipe Tameirão. Ele também realça a aprovação de propostas que retomam a articulação do Sistema Conselhos com o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) e a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP).
Diversidade – Durante o 9º CNP também foi lançada a Articulação Nacional de Psicólogas e Psicólogos Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ANP-LGBT) com o objetivo de combater retrocessos aos direitos da população LGBT.
Eleições – Ao final da plenária, a Comissão Eleitoral apresentou as chapas candidatas à gestão 2017/2019 do Conselho Federal de Psicologia (CFP). As quatro chapas anunciadas foram “Cuidar da Profissão”, “Fortalecer a Profissão”, “Psicólogos em Ação” e “Renovação da Psicologia”. O pleito acontece em agosto deste ano.
“Houve uma breve apresentação da plataforma política de cada chapa e ficou evidente a necessidade e pertinência de cada um(a) das(os) psicólogas(os) buscar mais informações para que o voto seja consciente e compatível com o desejo de que a Psicologia se consolide cada vez mais como Ciência e Profissão e lute cotidianamente por uma sociedade mais democrática e igualitária”, avalia Elizabeth de Lacerda Barbosa.
Gravação dos debates – O Conselho Federal de Psicologia transmitiu, via internet, a plenária de abertura, assim como as plenárias de análise das propostas dos eixos do 9º CNP. Os vídeos estão disponíveis para acesso nos mesmos links das transmissões online:
16/6 – https://www.youtube.com/watch?v=aTf_eC9lLlI