A visibilidade indígena foi tema do Psicologia em Foco no rádio desta semana

“Na luta por suas terras, os indígenas enfrentam monstros como as hidrelétricas, o agronegócio, a exploração de petróleo, madeira, entre outros, em nome do desenvolvimento. Diante de toda violência e desigualdade, os povos indígenas têm dificuldade de manter sua cultura”. Esse panorama foi apresentado pela psicóloga Karla Perdigão, no Psicologia em Foco – programa de rádio do CRP-MG em parceria com a Rádio Inconfidência – desta quarta-feira, 25/4.

Para Karla Perdigão, existem muitos fatores que contribuem para a invisibilidade dos povos indígenas no contexto atual. “O principal fator a ser considerado ao falar sobre essa invisibilidade é o genocídio indígena. A cultura e a identidade dessa população vêm sendo usurpados desde a época da colonização, quando os índios foram colonizados pela violência, sendo levados a acreditar, através das catequeses, que o ponto de vista católico era o correto”, explicou a psicóloga.

De acordo com Karla, toda e qualquer forma de agressão e violência incide diretamente na saúde mental do sujeito. “A construção de vida em um modo ocidental e capitalista desconsidera todas as características do modo de vida indígena. A violência sofrida por estes povos traz uma série de sofrimentos, com os quais eles terão de lidar para conseguirem sobreviver e existir com sua cultura”, defendeu.

Ouça a entrevista completa.

O programa vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, e também pode ser ouvido pelo site: inconfidencia.mg.gov.br.



– CRP PELO INTERIOR –