Aspectos psicológicos que envolvem a doação de órgãos foram tema do programa de rádio do CRP-MG

O fim da vida é um assunto delicado, principalmente quando se trata da escolha de alguns familiares de autorizarem a doação de órgãos de seus entes queridos. Trata-se de uma ação sensível que ainda é considerada tabu por parte da sociedade. Essa foi a abordagem do Psicologia em Foco no Rádio, desta quarta-feira (26), que mostrou que apesar do preconceito envolvendo o tema, ele não é incipiente no Brasil.

A entrevistada foi Alexandra Martins, psicóloga, psicanalista, doutoranda em Psicologia pela PUC Minas, mestre em Psicologia pela UFMG, especialista em psicologia hospitalar, clínica e psicologia da saúde. Atualmente é coordenadora do serviço de Psicologia do Biocor Instituto.

Ouça o programa na íntegra.

Nesta quinta-feira (27) marca-se o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Em virtude disso, a psicóloga Alexandra Martins veio ao programa, resolveu dúvidas, falou sobre as razões que tornam a morte um assunto temido na sociedade e apontou de que forma a Psicologia pode atuar na quebra de tabus envolvendo as doações.

Durante a entrevista, ela comenta que a desinformação da população em torno das doações de órgãos é um dos principais motivos para recusa, “por isso é imprescindível conscientizar e sensibilizar a população através de campanhas governamentais”.

Alexandra também frisa a importância do diálogo sobre a questão entre as famílias: “Conversar sobre esse assunto com seus parentes e com amigos em vida, pode facilitar muito para que, futuramente, eles possam tomar essa decisão em paz. ”



– CRP PELO INTERIOR –