Assédio e outras violências contra a mulher no carnaval são abordados no programa de rádio

Às vésperas do carnaval, o Psicologia em Foco no rádio traz o tema assédio e outras violências contra a mulher por meio da entrevista com a psicóloga e integrante da comissão Psicologia e Relações Étnico-Raciais do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), Laura Santos.

De acordo o Anuário Brasileiro de Segurança de 2015, o Brasil registra um estupro a cada 11 minutos, sendo que o carnaval os índices são ainda maiores. Para atuar contra essas estatísticas as campanhas de conscientização vem reforçar o empoderamento feminino e a denúncia de assédio.

Segundo Laura Santos, as campanhas de conscientização pontuais impactam positivamente na população pois ajudam a sanar e diminuir violências diárias que são potencializadas no carnaval.  Levam também informação, inibem a ação, conscientizam e orientam as mulheres, além de ensinar os homens a pensar sobre o assunto.

“A psicologia, por sua vez, pode contribuir para a desconstrução do machismo acolhendo e escutando a mulher vítima de violência, e fazendo intervenções que provoquem mudanças no imaginário social que coloca a mulher como objeto que pode ser acessado a qualquer momento”, explica a psicóloga.

Ouça a entrevista clicando aqui.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br