Atendimento à população bissexual: Live do projeto janeiro a janeiro encerra as transmissões de 2021

Conversa sobre as especificidades da atuação profissional, contemplando as vivências bissexuais, reuniu falas de especialistas em diversidade.

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizou, em seu canal no youtube, a live “Saúde Mental LGBTI+: A atuação do Sistema Conselhos e as necessidades da população bissexual”. Atividade foi a última da série “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro” em 2021. O evento realizado mensalmente pela autarquia, por meio da Comissão de Orientação em Psicologia, Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, sugere que a temática precisa ser permanente, em todos os níveis de cuidado, com foco não apenas no indivíduo e suas subjetividades, mas em todas as coletividades, de maneira a fazer o enfrentamento de todas as situações que impactam severamente a vida da população.

A transmissão contou com a participação de Fernanda Coelho, militante bissexual feminista cis do Coletivo BIL – Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas Trans e Cis, conselheira Estadual de Saúde de Minas Gerais, representante das mulheres bissexuais no Comitê Técnico de Saúde Integral LGBT de MG e integrante da Frente Bissexual Brasileira; e Dalcira Ferrão, mulher preta, bissexual, feminista, antirracista. Psicóloga (PUC Minas São Gabriel), com especialização em Administração Pública com enfoque em Gestão Social (Fundação João Pinheiro), com experiência na área de Psicologia e ênfase em Psicologia Clínica, Social e Comunitária; Gênero e Sexualidades; Direitos Humanos; violências; Mulheres e Educação, ex-presidenta do Conselho Regional de Psicologia MG (Gestão 2016-2019) e colaboradora das Comissões de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual e em Psicologia e Relações Étnico-Raciais do CRP-MG.

A mediação foi de João Henrique Borges Bento, psicólogo, especialista em Gestão Pública Municipal e conselheiro referência da Comissão de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais – CRP-MG.

Dalcira Ferrão apontou a função da atuação profissional e como devem ser pautadas as diretizes da categoria: “como reiterado pelo nosso código de ética, à(ao) psicóloga(o) é vedado praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão”, reafirmando a necessidade de se debruçar sobre as pautas que tangem a questão da bissexualidade e a estigmatização sofrida.

Fernanda Coelho ressaltou: “ quando pensamos no acesso à saúde e qualidade de vida de pessoas bissexuais. A Bifobia é um fator que nos atravessa”. E  João Henrique Borges Bento corroborou: “é de extrema importância pro Sistemas conselhos tirar da invisibilidade a pauta das bissexualidades. Para nós profissionais da Psicologia é de muita relevância colocar em foco essa temática.”

A conversa contou com as participações por chat de profissionais que contribuiram com o diálogo relatando suas experiencias com o atendimento com a população bissexual e as especificidades da vivência bi. Assista a seguir:



– CRP PELO INTERIOR –