Atividade abordou suicídio na infância e na adolescência

Na quarta-feira, 16/9, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) promoveu o segundo encontro da série especial sobre prevenção do suicídio que está realizando no mês de setembro.

O tema “Infância, adolescência e suicídio” foi abordado pelo psicólogo e psicanalista, Eduardo Andrade, e pela professora do Departamento de Psicologia da Educação da Unesp, Luciene Tognetta. O diálogo foi mediado pela conselheira e integrante da coordenação da Comissão de Orientação em Psicologia, Infância e Adolescência do CRP-MG, Marleide Marques.

Eduardo Andrade abordou diversos aspectos relativos ao tema e enfatizou a importância de que as falas e os sentimentos das crianças sejam realmente considerados, uma vez que é comum que adultos não façam essa escuta. “Sem escuta a gente não faz prevenção. Falar é a melhor solução desde que se escute. Falar é a melhor solução desde que o outro nos acolha, porque senão não adianta. Então falar é a melhor dissolução, porque aquilo que está insuportável dissolve-se nas coisas do mundo”, enfatizou.

Luciene Tognetta realçou a importância da escola na prevenção do suicídio. “A escola também faz parte da rede de proteção e eu quero falar dessa perspectiva. A escola é um espaço necessário para aprendizagem da convivência comigo e com o outro. É necessário que haja espaço para se aprender formas mais afetivas de convivência, que não seja nem a submissão, nem a agressividade”, afirmou.

“Não dá para achar que é possível prevenir suicídio, automutilação fazendo apenas 1 dia de ação contra o bullying. É preciso ter um espaço organizado, sistematizado, para que as crianças se sintam pertencentes”, frisou a professora.

Sugestões – Luciene apresentou a experiência de Equipes de Ajuda que já tem sido implementada em escolas de São Paulo. As informações sobre o projeto podem ser acessadas no site: www.somoscontraobullying.com.br

Ela também sugeriu dois livros que escreveu e são voltados para o público infanto-juvenil: Espera, Moleque e Coragem, Moleque.

Eduardo Lucas Andrade mencionou dois livros que escreveu: Suicídio e Clínica Psicanalítica e Estrela: a bezerra que virou saudades!.

Os próximos encontros irão tratar dos seguintes temas:

23/9 – Estratégias de prevenção do suicídio

30/9 – Quando setembro acabar

Confira o encontro na íntegra:

 



– CRP PELO INTERIOR –