Atuação da Psicologia com público jovem pauta live do CRP-MG

Diálogo integra a série Saúde Mental de Janeiro a Janeiro e está disponível no canal do Conselho no YouTube

Agosto é um mês importante para a juventude. No último dia 5, o Estatuto da Juventude completou 11 anos. No dia 11 também comemora-se o Dia Nacional do Estudante. Já no dia 12 é celebrado o Dia Internacional da Juventude. Pensando nisso, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) promoveu a live “Atuação da Psicologia com Juventudes”. A transmissão ocorreu na última terça-feira, 27 de agosto, e propôs o diálogo de integrantes da Comissão de Orientação em Psicologia e Juventudes com a categoria. A live integra a série Saúde Mental de Janeiro a Janeiro e já está disponível no canal do CRP-MG no Youtube.

O encontro on-line contou com a participação de Ayla Chaves, analista social do Programa Se Liga, da Política de Prevenção à Criminalidade, e de Paulo Silva Júnior, membro do Grupo de Trabalho Juventudes e Pesquisas Participativas da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

A mediação da atividade foi realizada pela coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia e Juventudes do CRP-MG, Mariana Maria de Souza. Na ocasião, a psicóloga convidou o público a refletir sobre o campo de atuação com as juventudes. “Nosso objetivo é compreender o que tem sido feito na área e como a Psicologia pode somar no debate sobre o tema”, destacou.

Para Paulo Silva, o conceito de juventude abarca um conjunto de sujeitos que saem da experiência de tutela, da infância, e passam a uma condição de sujeitos que devem assumir responsabilidades do mundo adulto. Sobre essas experiências, o professor reforça: “Enquanto alguns vão viver um tempo de fruição, de satisfação de desejos, de estudo e de preparação para o mundo do trabalho e para assumir o lugar de adulto, outros vão viver o que vamos chamar de ‘mundo adulto’ em idades muito interiores. Então, quando falamos do conceito de juventude, na verdade nós falamos de juventudes, uma pluralidade de sujeitos que vivem experiências muito diversas, mas que têm uma semelhança: as expectativas depositadas sobre eles de condução do futuro”.

Ayla Chaves lembrou leis específicas criadas para esses públicos, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo ela, esses documentos reafirmam a necessidade de uma atenção especial às juventudes, por ser um grupo em desenvolvimento e que ainda não tem certezas firmadas sobre suas origens e sobre os caminhos a percorrer.

“Nós, enquanto psicólogas(os), temos que estar sempre cientes das necessidades desse público, do que significa atuar com essa população e dos desafios que isso acarreta. Assim, a gente vai conseguir atuar da forma mais adequada possível diante da demanda, da necessidade e do desejo dessa ou desse jovem”, finaliza.

Estatuto da Juventude

Instituído no dia 5 de agosto de 2013, por meio da Lei Nº 12.852, o Estatuto da Juventude dispõe sobre o direito dos jovens, além dos princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE. Segundo o documento, são considerados jovens aquelas pessoas com idade entre 15 e 29 anos de idade.

Dia Nacional do Estudante

Em 11 de agosto de 1827, ainda no recém-instituído Império Brasileiro, o imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil: a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, em 1927, essa foi a data escolhida para comemorar o Dia do Estudante.

Dia Internacional da Juventude

Criado por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Juventude é celebrado em 12 de agosto. A data foi instituída como consequência da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, que aconteceu em Lisboa, entre os dias 8 e 12 de agosto de 1998. A comemoração tinha o objetivo de chamar a atenção para a educação e conscientização desse público sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta.

Ações Mobilizadoras

Esse foi um evento preparatório para o 12º Congresso Regional da Psicologia (Corepsi). Acompanhe a agenda de atividades promovidas pelo CRP-MG e contribua com esse processo democrático e colaborativo.

A live está disponível, na íntegra, no canal do CRP-MG no YouTube. Assista:



– CRP PELO INTERIOR –