Audiência no STF sobre descriminalização do aborto foi discutida no Programa de Rádio

Nesta sexta-feira, 3/8, o Supremo Tribunal Federal (STF) irá discutir a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. A psicóloga e presidenta da Comissão de Orientação e Ética do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais, Letícia Gonçalves, falou sobre o assunto no Psicologia em Foco no rádio desta quarta-feira, 1/8.

Ouça o programa na íntegra.

O Conselho Federal de Psicologia foi aprovado como uma das instituições que farão exposições na audiência pública do STF nesta sexta-feira, às 11h30. Letícia Gonçalves, uma das representantes do Conselho na audiência, explicou que o Conselho é favorável à descriminalização e à legalização e ressaltou que “a Psicologia brasileira defende a autonomia e a autodeterminação das mulheres”.

De acordo com a psicóloga, a criminalização produz desigualdade nas formas seguras de realização do aborto. E isso faz com que as mulheres negras, pobres, jovens, rurais e das regiões norte e nordeste do país sejam expostas a métodos de risco, produzindo índices preocupantes de mortalidade e morbidade.

“A Psicologia brasileira, como ciência e profissão, tem o compromisso, previsto no nosso Código de Ética, de atuar com responsabilidade social, análise crítica e histórica da realidade política, econômica, social e cultural. E também de sustentar o exercício profissional no respeito e na promoção da liberdade, dignidade, igualdade e da integridade do ser humano”, afirmou.

 



– CRP PELO INTERIOR –