Audiência pública debate Escola Democrática na Câmara Municipal

A Comissão de Psicologia Escolar e Educacional do CRP-MG compareceu à atividade, nesta terça-feira,1

Nesta terça-feira, 1, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) participou de atividade na Câmara Municipal, no intuito de debater o “Projeto Escola Democrática”. A proposta contrapõe o “Projeto Escola sem Partido”, que traz restrições aos professores, como a abordagem sobre questões políticas, ideológicas e  morais.

A psicóloga e conselheira secretária do CRP-MG, Evely Capdeville, participou do encontro representando a Comissão de Psicologia Escolar e Educacional, a favor do projeto Escola Democrática. “É um projeto que defende uma escola ampla, que acolha a diversidade, o debate, as pautas sociais. Que defende as diferentes posições políticas, religiosas, de raça, gênero e orientação sexual. É essa a nossa compreensão da escola, uma escola dinâmica e cheia de vida”, comentou.

Para ela, é importante que a comissão e o CRP-MG participe dessa discussão, visto que a presença da(o) profissional da Psicologia é essencial para refletir os processos educacionais e o desenvolvimento das subjetividades das(os) alunas(os). “É exatamente nesse sentido que nós estamos fazendo um amplo movimento pela sanção do PL 3688/2000, que já foi aprovado na Câmara e no Senado e que está para ser sancionado pela presidência da república”, pontuou.

Para os próximos passos, a Comissão de Direitos Humanos, que está à frente do projeto na Câmara Municipal, realizará uma reunião com a participação da comissão do CRP-MG. A mobilização a favor do Projeto Escola Democrática por parte das instituições e da população é fundamental, explicou Evely. “A ideia é manter essa mobilização enquanto esse PL não for derrotado na Câmara Municipal, para que haja a manutenção dos amplos direitos relacionados a educação no município de Belo Horizonte”, destacou.



– CRP PELO INTERIOR –