Aumento do feminicídio de mulheres negras pauta programa de rádio

O aumento do feminicídio de mulheres negras no Brasil embasou a entrevista do Psicologia em Foco no rádio realizado desta quarta-feira, 11/3. O programa faz parte das pautas do Mês das Mulheres. Segundo o Atlas da Violência 2018, em 10 anos a taxa de homicídio de mulheres não negras diminuiu 8%, no Brasil e, no mesmo período, a taxa de homicídio de mulheres negras aumentou 15%.

Ouça a entrevista no player abaixo:

A conselheira do CRP-MG e integrante da Comissão Mulheres e Questões de Gênero, Liliane Martins, discorreu sobre como o contexto racial do país impacta na vivência de mulheres negras. Em 2019, 61% das vítimas de feminicídio foram mulheres negras.

“É muito importante pensar em como se dá a violação dos direitos humanos, em específico das mulheres negras. Esse é um problema de classe, raça e gênero e nós temos que trabalhar a interseccionalidade, não tem como falar de um sem falar de outro”, destacou Liliane.

Dados do IPEA, citados pela psicóloga, mostram que as mulheres negras estão mais suscetíveis ao desemprego. Essa realidade influencia diretamente na sua permanência em situações de violência, devido à dependência financeira do parceiro.

No próximo programa, teremos como tema “O Dia Internacional da Síndrome de Down”. A entrevista vai ao ar no dia 18 de março. O Psicologia em Foco é uma parceria com a Rádio Inconfidência pela frequência 880 AM, ou online no site: www.inconfidencia.com.br.



– CRP PELO INTERIOR –