Autoestima da mulher com câncer de mama foi o tema do programa de rádio do CRP-MG

Esta sexta-feira, 19/10, é Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama. Além de buscar tratamento, as mulheres que têm a doença precisam lidar com questões como medo e, muitas vezes, a perda da autoestima.

Para falar sobre as contribuições da Psicologia na recuperação da autoestima da mulher neste momento tão delicado, o Psicologia em Foco no rádio desta quarta-feira, 10/10, conversou com a psicóloga clínica hospitalar, especialista em psico-oncologia e saúde da mulher, Cristina Pacheco.

Ouça o programa na íntegra.

Segundo Cristina, o medo das mulheres nem sempre está ligado à morte ou ao câncer, mas tem relação com o feminino das pacientes, às perdas que elas podem sofrer. “Um dos maiores temores dessas mulheres durante o tratamento envolve a sua autoestima”, comenta.

Recuperar a autoestima não é uma tarefa simples, mas Cristina acredita que todas as mulheres que estão em tratamento podem realizá-la: “para isso, é preciso que a mulher comece a olhar para ela, para se perceber, se conhecer de novo, com outras possibilidades e outras qualidades”. E adiciona: “A mama é importante, mas você mulher, é maior que o câncer”.

 



– CRP PELO INTERIOR –