Avaliação psicológica e formação de psicólogas(os) foram assuntos de encontro no CRP-MG

“Os Desafios na Formação sobre Avaliação Psicológica” foram discutidos no Psicologia em Foco desta quarta-feira, 1/8.

Assista ao evento na íntegra.

A psicóloga fiscal do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais, Carolina Braga, deu início ao evento explicando o trabalho que o órgão realiza na orientação e fiscalização das(os) psicólogas(os). A última resolução do Conselho Federal de Psicologia que diz respeito a Avaliação Psicológica é a nº 09/2018, publicada em abril deste ano. Carolina explicou que a resolução define o processo em que se baseiam as avaliações. A psicóloga fiscal afirmou que muitas vezes as(os) profissionais não têm a formação de quais instrumentos precisam usar ou como proceder para realização de avaliações. “O Conselho não consegue fazer essa determinação, mas fornece diretrizes”, disse.

Délcio Guimarães, conselheiro e coordenador da Comissão de Avaliação Psicológica do CRP-MG, explicou que a avaliação psicológica é uma atividade que precisa ir além do ensino superior, porque demanda uma especificidade. Délcio Guimarães também relatou que em sua experiência como docente foi possível perceber que o tema da avaliação psicológica não desperta grande interesse entre os estudantes.

De acordo com o conselheiro, existem vários meios para busca de informação sobre avaliação psicológica no Brasil, como a Sociedade de Avaliação Psicológica de Minas Gerais (SAPSI-MG). “Não temos ainda a especialidade de avaliação psicológica na Psicologia, mas temos canais de informação, e isso é muito importante para aqueles que querem ir para área”, ressaltou.

A mediação da mesa foi feita pela psicóloga e gerente técnica do CRP-MG, Flávia Santana.



– CRP PELO INTERIOR –