Avaliação psicológica no esporte esteve em pauta no Psicologia em Foco

Os principais desafios da avaliação psicológica no contexto esportivo foram abordados na edição desta semana do ciclo de eventos Psicologia em Foco, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG).

A atividade, realizada nesta quarta-feira, 30/10, contou com as apresentações do psicólogo Délcio Guimarães, especialista clínico em Docência do Ensino Superior e em Saúde Mental e mestre em Psicologia Clínica (Universidade de Havana-Cuba), além de coordenador Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – seção Minas Gerais; e da mestranda em Psicologia Cognição e Comportamento, Talita Rocha Santos, psicóloga do Olympico Club. A mediadora foi Evely Capdeville, mestra em Educação e graduada em Psicologia, conselheira e coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CRP-MG.

Confira o registro da mesa em vídeo.

Para iniciar a fase de exposições, Délcio Guimarães explicou a diferença entre avaliação psicológica e testagem. Realçou que a primeira é um amplo processo de investigação para conhecer o avaliado e sua demanda com o objetivo de subsidiar a tomada de decisão mais apropriada, já os testes psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas. “Para fazer uma avalição é preciso ter domínio da técnica, da ética, se constituindo em uma grande preocupação do Sistema Conselhos de Psicologia”, disse.

Segundo o ex-conselheiro do CRP-MG, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) orienta que as(os) psicólogas(os) consultem regularmente o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi)  para verificar a situação do teste que pretende utilizar, sempre de olho na sua validade.

“No Sistema Conselhos, tal como no CRP-MG, há uma grande preocupação com a avaliação psicológica dada a sua complexidade e seus impactos nas pessoas e nas comunidades. É sempre necessário refletir sobre os conhecimentos e competências necessários para atuação qualificada e, neste sentido, convidamos a categoria para participar da comissão nas reuniões, nos debates, na construção de proposições”, finalizou.

Délcio Guimarães também apresentou o livro Desafios da avaliação psicológica na contemporaneidade, lançado este ano pelo CRP-MG. “Os artigos estão relacionados à nossa preocupação ética e técnica da atuação mostrando como o trabalho prático necessita de estudo permanente”, explicou.

Dificuldades – Talita Rocha Santos começou sua apresentação realçando a relevância da avaliação psicológica para o direcionamento dos tratamentos de atletas, mas alertou para o fato de que a produção científica da Psicologia do Esporte é tradicionalmente feita pela Educação Física. “A dificuldade que decorre disso é não termos instrumentos válidos para usar na prática, somente na pesquisa”, lamentou. Outro entrave sinalizado por ela foi que os testes existentes são destinados à população em geral, não servindo para o recorte do esporte.

Em contrapartida, a mestranda apresentou como solução o urgente início de uma produção científica na Psicologia, não só no campo da pesquisa como da prática. “Temos que refletir sobre o quão distante a Psicologia está da Academia e a Academia está da prática profissional. Precisamos fomentar pesquisas”, concluiu.



– CRP PELO INTERIOR –