Avaliação psicológica para cirurgia bariátrica: prazo para participar da pesquisa vai até 12 de agosto

Contribuições para a pesquisa podem ser enviadas até esta sexta-feira (12/08), por meio de formulário eletrônico

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) convida psicólogas(os) que atuam ou já atuaram na realização de avaliação psicológica para cirurgia bariátrica a contribuírem com uma pesquisa realizada pela autarquia.

O questionário está disponível on-line e pode ser preenchido em poucos minutos. As respostas poderão ser enviadas até o dia 12/8.

Todas as informações sobre a pesquisa estão disponíveis em: crpmg.org.br/apbariatrica

“O objetivo é verificar o que os profissionais de Psicologia estão fazendo na hora de realizar essa avaliação psicológica para o contexto da cirurgia bariátrica. Desta forma, todos os profissionais que tenham essa atividade devem participar”, reforça a conselheira do CRP-MG e uma das coordenadoras da pesquisa, Elza Lobosque.

Regulamentação da participação de psicólogas(os)

A Resolução CFM 2.131, de 2015, inclui a(o) psicóloga(o) na equipe multidisciplinar que atua no processo da cirurgia bariátrica, ao lado de profissionais de outras áreas, como cirurgião com formação específica, endocrinologista, psiquiatra, nutrólogo e nutricionista.

Outra norma que regulamenta a atuação da(o) profissional de Psicologia neste contexto é o Parecer Técnico nº 13, de 2016, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que veta a realização da cirurgia para pessoas em casos de problemas psiquiátricos descompensados, “especialmente aqueles quadros psicóticos ou demenciais graves ou moderados”.

Elza Lobosque reforça a importância do papel da(o) psicóloga(o) no processo complexo que é o da cirurgia bariátrica, inclusive para que o procedimento seja autorizado formalmente.

“Somos capazes de avaliar se essa pessoa tem capacidade de passar por uma cirurgia bariátrica, o que é importante tanto no pré como no pós cirurgia”, explica.

Acesse o formulário da pesquisa.

Mais informações: comissoes.publicacoes@crp04.org.br.



– CRP PELO INTERIOR –