Categoria é convidada a refletir sobre o “atendimento on-line” a partir do contexto de pandemia

Avaliar quais os impactos da nova realidade no fazer das(os) psicólogas(os) e na própria Psicologia é um dos objetivos do evento.

O que muda em uma profissão que é praticada historicamente de forma presencial? O que dizem as teorias? Quais são os desafios éticos-normativos do “atendimento on-line”? Estas são algumas das perguntas que serão propostas durante o encontro vitual que o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) promoverá na quinta-feira, 18, às 17h, na plataforma zoom. O evento está sendo organizado pelas comissões de Orientação e Ética e de Orientação e Fiscalização. Inscreva-se aqui para participar.

 Os atendimentos psicológicos remotos por meio de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) ou “atendimentos on-line” vêm crescendo exponencialmente e junto a eles surgem também novos desafios. O CRP-MG então convida a categoria para refletir sobre os aspectos éticos, técnicos, normativos, teóricos, metodológicos e tecnológicos que englobam a prestação de serviços psicológicos à distância. A construção histórica das normativas a respeito do assunto datam início na década de 90, estendendo se até à Resolução CFP Nº 11/2018 (em vigor).
Antes do contexto pandêmico, prestar serviços psicológicos de forma remota era apenas uma opção. Durante a pandemia, as(os) profissionais encontraram no modo remoto uma saída para superar as limitações impostas pelo isolamento social.

As comissões sugerem uma leitura anterior ao evento de:

 

Para a conversa foram convidadas(os): 

Maria Adélia Minghelli Pieta – Graduada em Psicologia e Direito (UFRGS), mestre e doutora em Psicologia (UFRGS), com estágio de doutorado no IoPPN, King’s College London. Foi bolsista de pós-doutorado PNPD/CAPES no PPG Psicologia UFRGS (2015-2020).

Rafael Soares Mariano Costa – Doutorando em Psicologia (PUC Minas). Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Pós-graduado em Análise Institucional e Esquizoanálise. Atualmente é pesquisador sobre Psicologia, tecnologias e trabalho.

Mediadores: 

Fabrício Ribeiro – Psicólogo e psicanalista. Professor da PUC Minas. Conselheiro e coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia e Relações com a Justiça do CRP-MG.

Marcone Silva Matos – Psicólogo fiscal  do CRP-MG, na Subsede Leste.

 

Agenda

Tema: Reflexões sobre o “atendimento on-line” a partir do contexto de pandemia
Data: 18/11 (quinta-feira)
Horário: 17h
Canal: Zoom
Inscreva-se aqui



– CRP PELO INTERIOR –