Cine Diversidade de março trará exposição fotográfica junto à exibição de curtas sobre mulheridades

Edição contará com a projeção de dois filmes sobre gênero e interseccionalidade

Mulheres e atravessamentos diversos. No mês de visibilidade às questões desse público, o Cine Diversidade abordará a sobreposição de opressões e discriminações existentes na sociedade. A atividade ocorrerá dia 28/3, terça-feira, às 19h no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte.

Além do diálogo após as exibições, também haverá uma exposição de foto-ativismo com fotografias de mulheres diversas, no intuito de trazer para o debate a pluralidade de suas vivências e corpos.

A mostra é da fotógrafa Daniele Fagundes, publicitária, pós-graduanda em Fotografia, feminista, ativista, lésbica e mãe.

Confira os filmes que irão integrar a programação:

Título: Tea for Two
Direção: Julia Katharine
País: Brasil
Ano: 2018
Gênero: Drama
Duração: 24 minutos
Sinopse: Silvia é uma cineasta de meia-idade em crise com sua vida. Na mesma noite em que é surpreendida pela visita da ex-esposa, de quem se separou há alguns anos, conhece outra mulher que a fascina.
Classificação: 12 anos.

Título: Mc Jess
Direção: Carla Villa-Lobos
País: Brasil
Ano: 2018
Gênero: Ficção
Duração: 20 minutos
Sinopse: Jéssica tem que enfrentar o preconceito cotidiano, mas encontra na arte uma forma de se expressar e superar suas inseguranças.
Classificação: 12 anos.

Para o debate, teremos as presença de:

Scheylla Bacellar – Mulher preta, periférica, educadora social e dançarina. Liderou o grupo de dança “Fatal Black”. É professora de afro house, hip hop dance e funk em projetos e programas como “Meninos no Parque”, “Fica Vivo”, “Escola Integrada”, “Circuito Usiminas”, “Casas de Semiliberdade” e instituições com “Oficina de Imagens”, dentre outros.
Fundadora da Coletiva Mulheres da Quebrada com o foco no cuidado e no afeto com mulheres do Aglomerado da Serra.

Sol Markes – Atriz, escritora, performer e palhaça. Formou-se pela Escola de Teatro PUC Minas e pelo Teatro Universitário da UFMG. É integrante do coletivo Teatro do Amanhã, grupo que atua em ações artísticas/performativas e educativas na capital mineira e na região metropolitana. É cofundadora da companhia Diz Trava através do Olhar, uma coletiva fluida que concilia ações artísticas e formativas.

A mediação será de:
Liliane Martins (CRP04-50845 ) – Mulher, negra, lésbica, psicóloga antirracista, feminista negra. Mestra em Psicologia Social e Doutoranda em Psicologia (UFMG). Especialista em Direitos Humanos. Conselheira vice-presidenta do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais.

Agenda

Cine Diversidade
Data: 28/03/2022
Horário: 19h
Local: Cine Santa Tereza – R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG
Ingressos: gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Cine a partir das 18h30.
Pré-inscrição para emissão de certificado de participação
https://bit.ly/CineDiversidade280323

Cine Diversidade
O Cine Diversidade é uma iniciativa do Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual, em parceria com o Cine Santa Tereza e apoio cultural da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. O projeto foi lançado em 2017. Os encontros são mensais.



– CRP PELO INTERIOR –