Cine Diversidade reestreia nesta terça-feira, 18 de outubro

Eu sou a próxima

Crédito: Divulgação

Projeto realiza exibições comentadas de produções com temas relacionados à diversidade sexual

O Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, sediará a retomada do projeto Cine Diversidade na terça-feira, 18/10, que ficou suspenso devido à pandemia de Covid-19.

Será exibido o documentário “Eu sou a próxima”, realização da Coletiva Luana Barbosa. Fernanda Gomes integrou a equipe de nove mulheres que produziu o vídeo e explica que a iniciativa partiu da necessidade de manter viva a memória de Luana Barbosa, mulher negra e lésbica que morreu vítima de violência policial na cidade de Ribeirão Preto (SP), em 2016.

“A ideia de criar essa Coletiva é que podemos ser as próximas. A qualquer momento a polícia pode nos enquadrar, porque somos pretas, periféricas, mães e sapatonas ou bissexuais. Mulheres que não performam a feminilidade esperada pela sociedade, mas, sobretudo que são pessoas LGBTs pretas”, relata Fernanda.

O documentário reúne diversos depoimentos, que apontam para as dificuldades e a necessidade de resistir. “Se estou aqui hoje, é porque outras lésbicas negras vieram antes de mim, lutaram, enfrentaram essa sociedade que é misógina, machista e LGBTfóbica”, reforça a produtora.

Após a exibição do documentário, participam do diálogo com o público:

Convidadas:
Alessandra Tavares – Antropóloga, educadora e ativista do movimento de mulheres da periferia de São Paulo.

Fernanda Gomes – Criadora e produtora do Documentário Eu sou a Próxima. Integrante da coletiva Luana Barbosa (SP). Assistente Social, atriz e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades (USP). Negra lésbica, sambista e trabalhadora periférica.

Mediadora:
Viviane Cunha CRP-04/34.838 – Psicóloga. Analista de Política Públicas na Prefeitura de Belo Horizonte, atua como referência técnica da Diretoria de Políticas para a População LGBT. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG.

Cine Diversidade

O Cine Diversidade é uma inciativa do CRP-MG, por meio da Comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual, em parceria com o MIS Cine Santa Tereza e a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e foi lançado em 2017. Os encontros acontecem mensalmente, toda penúltima terça-feira.

Serviço

Data: 18 de outubro
Horário: a partir das 18h30
Local: Cine Santa Tereza – R. Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza, Belo Horizonte/MG
Ingressos: gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Cine, a partir das 18h30
Pré-inscrição para emissão de certificado de participação: bit.ly/cinediversidade181022



– CRP PELO INTERIOR –