Cine Diversidade trará exposição de fotoativismo e curta-metragens sobre mulheridades

Após as exibições, as participantes vão dialogar sobre os marcadores de opressão que atravessam as mulheres.

No dia 28, às 19h, no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, ocorrerá mais uma edição do Cine Diversidade. Neste mês, as produções abordam gênero e interseccionalidade.
Também ocorrerá uma mostra fotográfica com retratos de mulheres plurais em diversos contextos. A exposição é da fotógrafa e ativista Daniele Fagundes.

O Cine Diversidade é uma iniciativa do Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual, em parceria com o Cine Santa Tereza e apoio cultural da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. O projeto foi lançado em 2017 com encontros mensais.

Confira as sinopses dos filmes exibidos:

Título: Tea for Two
Direção: Julia Katharine
País: Brasil
Ano: 2018
Gênero: Drama
Duração: 24 minutos
Sinopse: Silvia é uma cineasta de meia-idade em crise com sua vida. Na mesma noite em que é surpreendida pela visita da ex-esposa, de quem se separou há alguns anos, conhece outra mulher que a fascina.
Classificação: 12 anos.

Título: Mc Jess
Direção: Carla Villa-Lobos
País: Brasil
Ano: 2018
Gênero: Ficção
Duração: 20 minutos
Sinopse: Jéssica tem que enfrentar o preconceito cotidiano, mas encontra na arte uma forma de se expressar e superar suas inseguranças.
Classificação: 12 anos.

Para os diálogos, contaremos com a presença de:

Scheylla Bacellar – Mulher preta, periférica, educadora social e dançarina. Liderou o grupo de dança “Fatal Black”. É professora de afro house, hip hop dance e funk em projetos e programas como “Meninos no Parque”, “Fica Vivo”, “Escola Integrada”, “Circuito Usiminas”, “Casas de Semiliberdade” e instituições com “Oficina de Imagens”, dentre outros.
Fundadora da Coletiva Mulheres da Quebrada com o foco no cuidado e no afeto com mulheres do Aglomerado da Serra.

Sol Markes – Atriz, escritora, performer e palhaça. Formou-se pela Escola de Teatro PUC Minas e pelo Teatro Universitário da UFMG. É integrante do coletivo Teatro do Amanhã, grupo que atua em ações artísticas/performativas e educativas na capital mineira e na região metropolitana. É cofundadora da companhia Diz Trava através do Olhar, uma coletiva fluida que concilia ações artísticas e formativas.

A mediação será de:
Liliane Martins (CRP04-50845 ) – Mulher, negra, lésbica, psicóloga antirracista, feminista negra. Mestra em Psicologia Social e Doutoranda em Psicologia (UFMG). Especialista em Direitos Humanos. Conselheira vice-presidenta do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais.

Agenda

Cine Diversidade
Data: 28/03/2022
Horário: 19h
Local: Cine Santa Tereza – R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG
Ingressos: gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Cine a partir das 18h30.
Pré-inscrição para emissão de certificado de participação
https://bit.ly/CineDiversidade280323



– CRP PELO INTERIOR –