Combate à violência contra a mulher foi tema do programa de rádio do CRP-MG

Programa entrevistou a psicóloga e especialista em Criminologia e Segurança Pública,  Silvia da Silva

O Psicologia em Foco – programa de rádio do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) em parceria com a rádio Inconfidência – desta quarta-feira (29) discutiu o machismo e o combate à violência contra as mulheres. A entrevistada foi a psicóloga Silvia da Silva, mestra em Psicologia Social (UFMG), especialista em Criminologia e Segurança Pública pelo Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG.

Segundo pesquisa do Datafolha e encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança, uma em cada três mulheres sofreram algum tipo de violência no último ano. Só de agressões físicas, o número é alarmante: são 500 mulheres brasileiras vítimas a cada hora.

Silvia da Silva falou sobre a relação entre machismo e violência contra a mulher: “o machismo é um discurso que pressupõe que as mulheres não têm os mesmos direitos que os homens e isso se torna o esteio para as práticas violentas no nosso cotidiano, fazendo as mulheres serem vistas com objetos e serem tomadas como posses nas relações afetivas”, explicou a psicóloga.

Ouça a entrevista completa.

O programa vai ao ar todas quartas-feiras, às 12h30, pela Rádio Inconfidência 880 AM.

 



– CRP PELO INTERIOR –