Comissão de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia completa 25 anos marcados em Seminário

IX Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos celebrou o marco da CDH e consagrou vencedoras(es) do Prêmio Profissional Virgínia Bicudo

Com informações do CFP

“Radicalizar o Direito à Vida é Semear Futuros Possíveis” foi o tema do IX Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos, realizado nos dias 27 e 28, em Brasília, que celebrou os 25 anos da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Conselho Federal de Psicologia (CFP). A programação contemplou conferências, diálogos, atividades culturais, premiações e celebrações sempre colocando em foco temas atuais como o uso de desinformação para manipular as subjetividades e o compromisso ético-político das CDHs do Sistema Conselhos de Psicologia. Encerrou o Seminário a entrega do Prêmio Profissional Virgínia Bicudo “Práticas para uma Psicologia Antirracista”, que consagrou, entre outras(os) vencedoras(os) as psicólogas(os) mineiras Diana Marisa Dias Freire Malito e Andréa Máris Campos Guerra.

Participaram do IX Seminário a representante do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) na Comissão de Direitos Humanos/CFP, Cláudia Mayorga; o conselheiro presidente da autarquia, Reinaldo da Silva Júnior; e a conselheira coordenadora da CDH/CRP-MG, Liliane Martins, que destacou duas “grandes marcações que o evento fez: abordagens em relação à população trans e as questões do racismo”. Segundo ela, um dos pontos de realce também foi o anúncio que o Prêmio Virgínia Bicudo passa a ser anual. A ação objetiva identificar, valorizar e divulgar estudos e ações de psicólogas(os) e coletivos que envolvam a Psicologia e as relações étnico-raciais, fundamentadas nos direitos humanos e que tenham impacto na saúde mental, na redução das desigualdades sociais e no posicionamento antirracista. Nesta edição foram premiados nove trabalhos teórico-técnicos nas categorias de experiências individuais e experiências coletivas. A premiação também fez parte do marco dos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil.

Quase mil participantes na modalidade on-line e um público de cerca de 150 pessoas de diferentes localidades do país estiveram presentes no IX Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humano. A CDH lembrou seus principais objetivos: contribuir para a desconstrução das fontes e dinâmicas que produzem violência contra os considerados diferentes; evidenciar a indissociabilidade entre direitos humanos e Psicologia; e incentivar uma cultura de direitos humanos nos espaços onde a Psicologia está presente e nos espaços políticos em que o Sistema Conselhos se faz representar. Nos últimos dois anos, realizou mais de 150 ações abordando questões relacionadas ao enfrentamento ao racismo contra a população negra e indígena, assim como o enfrentamento ao sexismo e ao capacitismo.

Vencedoras mineiras 

“Psicologia e práticas de cuidado em Saúde Mental: Contranarrativas de uma perspectiva racializada”
Psicóloga autora: Diana Marisa Dias Freire Malito (CRP 04/40231)
Região: Sudeste
CRP 04ª Região – MG
Eixo: Modos De Resistência Antirracista

“Ocupação Psicanalítica: por uma clínica antirracista”
Psicóloga autora: Andréa Máris Campos Guerra (CRP 04/13436)
Autores: Hugo Monteiro Ferreira, Marcela Fernanda de Souza, Mariana Mollica da Costa Ribeiro, Natalia Soares Dalfior e Tayná Celen Pereira Santos
Região: Sudeste
CRP 04ª Região – MG
Eixo: Raças e identidade étnico-racial



– CRP PELO INTERIOR –