Confira os resultados da 10ª edição do Congresso Regional da Psicologia de Minas Gerais

Encontro definiu diretrizes para atuação do CRP-MG para os próximos três anos

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) promoveu no último fim de semana, de 5 a 7 de abril, o 10º Congresso Regional da Psicologia de Minas Gerais (Corep). Confira as fotos.

O encontro contou com a participação de 163 psicólogas(os) delegadas(os) e 22 estudantes de Psicologia delegadas(os). Foram analisadas 385 propostas, oriundas dos pré-congressos que o CRP-MG realizou no período de novembro de 2018 a fevereiro de 2019.

Após análise e votação, o Corep aprovou 99 propostas que deverão nortear a atuação do CRP-MG no triênio de 2019 a 2022. Também foram aprovadas 30 propostas de âmbito nacional, que serão apreciadas durante o Congresso Nacional da Psicologia (CNP), que acontecerá de 30 de maio a 2 de junho de 2019.

O presidente da Comissão Organizadora do Corep e conselheiro tesoureiro do CRP-MG, Felipe Tameirão, avalia que o Congresso atingiu resultados muito positivos e destaca a representatividade do encontro, que contou com a participação de delegadas(os) de todas as regiões de Minas Gerais. “O Corep Minas congrega a pluralidade da Psicologia, tanto do ponto de vista geográfico, quanto com questões específicas da atuação das psicólogas e dos psicólogos que estiveram presentes”, afirma.

Felipe Tameirão também atribui o sucesso do Congresso ao empenho do CRP-MG na realização dos eventos preparatórios e pré-congressos em diversas cidades mineiras, o que possibilitou a formação de um conjunto bastante plural de delegadas(os).

Conferência – A professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Maristela Pereira, proferiu a conferência de abertura do Corep e mobilizou o público. Maristela detalhou o tema que orienta a 10ª edição dos Coreps e do CNP “O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais”. Veja a apresentação utilizada pela professora.

Lançamento – Na abertura do Corep também foi lançada a Revista do CRP-MG, um desdobramento do Jornal da Psicologia. A revista tem periodicidade semestral e se caracteriza por abordagens aprofundadas e diversas sobre temas contemporâneos para a Psicologia. Os exemplares impressos serão enviados para psicólogas(os) com registro ativo no Conselho. A versão digital, com conteúdos extra, está disponível no site: https://crp04.org.br/noticias/revista-crp-minas-gerais/

Votação eletrônica e etapa nacional – Uma novidade que agilizou os trabalhos no Corep foi a adoção do sistema eletrônico de votação, utilizado tanto na deliberação sobre as propostas quanto na eleição de delegadas(os) para o CNP.

O presidente da Comorg, Felipe Tameirão, comemora os resultados que o Corep alcançou na eleição de delegadas(os) para o Congresso Nacional da Psicologia: foram eleitas(os) 31 profissionais e 2 estudantes para a etapa nacional. A delegação também é formada por representantes de todas as regiões de Minas Gerais.

Profissionais de Psicologia que representarão Minas Gerais no CNP:
Aline Alvarenga
Aline Gonçalves
Anderson Matos
Aparecida Cruvinel
Bianca dos Reis
Carmem Camargo
Celso Tondin
Charles Araújo
Cleide Souza
Dalcira Ferrão
Deborah Barbosa
Délcio Guimarães
Desirèe Silva
Elizabeth Barbosa
Jéssica Isabel
João Bento
Juliana Canto
Júnia Lara
Liliane Martins
Luís Henrique Cunha
Marcela Marques
Marcele Caldeira
Marcone Matos
Monaliza Alcântara
Pollyanne Rosa
Reinaldo da Silva Júnior
Rita Almeida
Soraia Marcos
Suellen Fraga
Sueli de Sousa
Yghor Gomes

Estudantes de Psicologia que representarão Minas Gerais no CNP:
Breno Martins
Laura Conti



– CRP PELO INTERIOR –