Conflitos familiares que levam à violência contra idosos foi assunto no programa de rádio do Conselho

O Psicologia em Foco no rádio desta quarta-feira(13) discutiu a “Violência contra idosos”. A entrevistada foi a psicóloga Vera Lúcia Melo, especialista em antroposofia e gerontologia. Para ouvir o programa na íntegra, clique aqui.

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Só no Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas. No entanto, a violência contra essa população está presente em todas as camadas sociais: dos anos de 2011 a 2015 o Disque 100, da Secretaria Especial de Direitos Humanos registrou 32 mil denúncias de violações em forma de negligência, violência psicológica, abuso financeiro-econômico, violência patrimonial e violência física.

“A velhice é uma consequência natural do desenvolvimento humano. Se as famílias estão com um relacionamento deteriorado ao longo da vida isso ficará ainda mais visível com o passar dos anos. A intergeracionalidade nas famílias pode fazer desenvolver violências contra o idoso, pois cada um está em uma fase diferente da vida e isso pode gerar conflitos, assim como, a incapacidade de empatia dos familiares e da própria sociedade com o idoso”, explicou a Vera Lúcia Melo.

A psicóloga também falou da importância de se reconhecer e legitimar o lugar do idoso na sociedade para que eles possam sair da invisibilidade.

O Psicologia em Foco no rádio vai ao ar todas as quartas-feiras, ás 12h30 pela Rádio Inconfidência – 880AM.



– CRP PELO INTERIOR –