Conselho Estadual de Saúde articula iniciativas em defesa de categorias profissionais que atuam no enfrentamento à pandemia em Minas Gerais

CRP-MG integra a mesa diretora do colegiado, como representante do segmento de trabalhadoras(es)

O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) publicou nesta sexta-feira, 17/4, recomendações ao governador do Estado em função do Decreto Nº. 47.914, de 10 de abril de 2020. O decreto gratifica temporariamente médicas(os) contratadas(os) para atuarem nas unidades que prestam serviço de saúde hospitalar da Administração Pública direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, no atendimento aos pacientes da Covid-19.

No texto das recomendações, o CES-MG afirma: “o Governo do Estado de Minas Gerais desconsiderou o empenho das agentes e dos agentes de saúde, pessoal de apoio (limpeza, conservação, dentre outras e outros) enfermeiras e enfermeiros, psicólogas e psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogas e fonoaudiólogos, farmacêuticas e farmacêuticos, assistentes sociais, dentre outras e outros, que encontram-se na linha de frente, expostos a diversos riscos além da infecção, como longas horas de trabalho, sofrimento psicológico, fadiga, desgaste profissional, estigma, violência física e que mesmo em condições de trabalho precárias continuam comprometidas e comprometidos com a saúde pública”. Acesse as recomendações na íntegra.

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) representa o segmento de trabalhadoras(es) no CES-MG e compõe a mesa diretora do colegiado. A representação é feita pela presidenta do CRP-MG, Lourdes Machado.

Articulação com Conselhos e Sindicatos – Na segunda-feira, 20/4, haverá uma reunião da Câmara Técnica de Gestão e Força do Trabalho do CES-MG. A presidenta do CRP-MG e integrante da Câmara Técnica, Lourdes Machado, explica que a reunião será ampliada para participação de representantes de todos os Conselhos Profissionais e Sindicatos da área da saúde. A expansão se justifica pela relevância das pautas que serão discutidas:

  • Falta de equipamentos de proteção individual (EPI’s)
  • Aditivo destinado apenas às(aos) médicas(os) da Fhemig.

 

As deliberações da reunião serão divulgadas no site e redes sociais do CRP-MG.



– CRP PELO INTERIOR –