Conselho participa de reunião sobre concurso público da PBH

Encontro fez parte do processo de acompanhamento do certame

Nesta segunda-feira, 4, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), a convite do Sindicato das Psicólogas e dos Psicólogos de Minas Gerais (Psind-MG), reuniu com o subsecretário de Assistência Social da Prefeitura de Belo Horizonte, Jose Crus. O encontro foi parte do processo de acompanhamento do concurso público Edital 03/2015, para provimento do cargo efetivo de Analista de Políticas Públicas na Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugesp).

Durante a reunião foi reforçada a importância da(o) psicóloga(o) na política de Assistência Social e sinalizado sobre a necessidade eminente de profissionais no quadro da PBH, bem como a demanda por ampliação dos equipamentos e serviços da política para os territórios. O grupo – composto por Maria Luísa Moreira e Larissa Costa, integrantes do Psind-MG; Jéssica Isabel, conselheira vice-presidenta do CRP-MG; Fabio Maia, assessor do vereador Pedro Patrus; e Ana Paula Rocha e Grasiele Jorge,  representantes do coletivo de psicólogas(os) aprovadas(os) no concurso em vigência – destacou que o edital atende à urgência por mais pessoas no quadro do executivo e questionou o baixo financiamento e as dificuldades de recurso vivenciadas pelo governo e as desconstruções das Políticas públicas.

“Embora o Conselho tenha o papel de orientar, regular e fiscalizar o processo do profissional, temos o compromisso ético-político de acompanhar, junto ao sindicato, as condições e processos de novos campos de trabalho para nossas profissionais. Cada instituição obedecendo seus princípios e finalidade, consegue construir conjuntamente espaços dignos e novos postos para a categoria. Os desmontes têm afetado diretamente nossas profissionais e isso reforça nossa necessidade de diálogo, sendo esse encontro extremamente importante,” avaliou, Jéssica Isabel.

Jose Crus fez uma análise de conjuntura, assinalou que de imediato não tem possibilidade de contratação e que o concurso não vincula o profissional na política de assistência Social, mas que o diálogo pode ser ampliado. Vale lembrar que vigência do concurso encerra em cinco de julho deste ano e até o momento a convocação se deu até a posição 80 da lista de aprovadas(os).

Ao final as pessoas presentes na reunião definiram como encaminhamentos a produção de uma mensagem eletrônica por parte do Psind-MG para a área de planejamento da PBH, um novo encontro do coletivo, bem como o desenvolvimento de estratégia para pressionar a criação de novos equipamentos de assistência social.



– CRP PELO INTERIOR –