Conselho realiza reunião para refletir sobre publicidade profissional

Na COF Ampliada foram apresentados estudos de caso e ideias para novas orientações

A presença crescente das pessoas nas plataformas de redes sociais transformou esses espaços em uma das principais ferramentas de publicidade no mundo todo. Segundo a Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, em 2021, mais de 66% da população global acessará as mídias digitais. Atento a esse comportamento e às necessidades da categoria de utilizar esses veículos para realizar publicidade profissional, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) tem desenvolvido reflexões e na última sexta-feira, 13, organizou a reunião COF Ampliada sobre o tema, por meio da Comissão de Orientação e Fiscalização da autarquia, com a participação das áreas de Comunicação e Jurídica, e conselheiras(os) do XVI Plenário.

“Compreendemos a tendência crescente desse tipo de publicidade, sobretudo porque o isolamento social imposto pela pandemia vem aumentando a presença e o convívio das pessoas nos espaços virtuais. É um desafio já que as redes possuem dinâmicas próprias, que mudam rapidamente a todo o tempo e conciliar essas novas tendências ao compromisso teórico e ético da Psicologia é o que motiva essa necessária discussão”, pondera Cláudia Aline Carvalho Espósito, conselheira presidenta da COF.

Durante o encontro, as(os) integrantes da COF apresentaram uma análise das formas de publicidade que a categoria vem utilizando e propuseram reflexões que conduzam à elaboração de novas orientações sobre o tema, que ainda não possui uma normativa específica para além do que está disposto no Código de Ética, na Resolução CFP 03/2007 e em nota orientativa mais recente também do Conselho Federal de Psicologia (CFP).



– CRP PELO INTERIOR –