Conselho terá novas instalações para garantir melhoria no acolhimento da categoria

Entrega da primeira etapa da obra será no mês Psi

Um dos marcos comemorativos dos 60 anos da regulamentação da profissão de psicóloga(o) em Minas Gerais será o início do funcionamento da nova estrutura da sede do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG). “Ideia sonhada e desejada desde outros plenários, que vamos concretizar a partir deste mês de agosto, época na qual marcamos também o nosso mês, o mês Psi de 2022”, conta Evely Najjar Capdeville, conselheira presidenta da Comissão de Reforma da autarquia.

O anúncio diz respeito à inauguração das instalações do CRP-MG no 11º andar do prédio onde funciona a sede, na rua Timbiras, 1532, bairro de Lourdes, em Belo Horizonte. O investimento provém de benefícios do ativo permanente autorizado pela categoria em assembleia geral de Psicólogas realizada em 14 de setembro de 2012. Ao longo desses anos, todos os processos de elaboração do projeto arquitetônico, seleção de empresa fiscalizadora e executora, bem com as aquisições de mobiliário foram feitas via lei de licitações, das modalidades de concorrência e pregão, cujas informações estão descritas no portal da Transparência. A segunda etapa, com conclusão prevista para início de 2023, se dará com a reforma do 6º andar.

“Definimos que nesta primeira etapa da obra o Conselho entrega toda a área de atendimento da categoria, do registro às orientações passando pelos locais para reuniões das comissões temáticas, onde temos a presença efetiva das(os) psicólogas(os) registradas(os)”, explica Evely Capdeville. Dessa forma, no 11º andar funcionará toda a área administrativa, técnica, jurídica, financeira e contábil. No outro andar ficarão Diretoria, auditório para eventos, Comunicação e Tecnologia.

A Comissão de Reforma – composta ainda por Mônica Campos, gerente Administrativa; Gustavo Penzin, gerente Financeiro; Luiz Henrique Barbosa, assessor Jurídico; Sildete Alves, integrante da equipe de Pregoeiras; e Simone de Paiva, da equipe Financeira – realça como principal vantagem das novas instalações ser um espaço de acolhida espelhando-se na própria profissão Psi. O projeto materializa as exigências de privacidade e acolhimento, por meio de salas específicas para os setores de registro, orientação técnica e ética, reuniões das comissões, todas com isolamento acústico e mobiliário planejado, que propicie ainda mais conforto.

Novas instalações – A estrutura respeita todas as regras de acessibilidade e contará com móveis, iluminação, sonorização e ar condicionado planejados, além de fraldário em um dos banheiros. “Estes espaços foram planejados para a escuta qualificada e orientadora da categoria, além de oferecer mais conforto para as(os) empregadas(os) públicas(os), pois entendemos que a excelência do atendimento é garantida também pelo bem-estar de quem o faz”, afirma a conselheira presidenta da comissão de reforma que ainda completa “essa obra é fundamental para a valorização profissional das(os) psicólogas(os), do CRP-MG e das pessoas que nele trabalham. Seu planejamento e execução foram feitos a muitas mãos, com saberes multiprofissionais, desde o início para ser condizente com o padrão de qualidade dos serviços aqui ofertados”.



– CRP PELO INTERIOR –