Conselhos de profissões da saúde e especialistas reivindicam estruturação de política pública de cuidados paliativos em Minas Gerais

CRP-MG integra Comissão Mista que levou a pauta ao legislativo

Com informações da ALMG

Fotografia de integrante da comissão mista na audiência pública

Integrantes da Comissão Mista participam de audiência pública na Assembleia

No dia 23 de agosto, mais um passo foi dado em direção à elaboração da política pública estadual de cuidados paliativos. A partir da incidência da Comissão Mista de Conselhos de Saúde em Cuidados Paliativos de Minas Gerais, foi realizada audiência pública na Assembleia Legislativa (ALMG).

A reunião apontou a importância de que os cuidados paliativos sejam garantidos a toda a população e implementados por meio da atuação de equipes multiprofissionais. As equipes devem contar com a participação de profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Durante a audiência, a conselheira do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), Júnia Lara, explicou que psicólogas(os) contribuem na vertente da humanização dos atendimentos, promovendo o acolhimento tanto do paciente, quanto dos familiares. “Cuidamos para viver bem e morrer bem”, sintetizou. A conselheira também realçou que o CRP-MG integra a Comissão Mista de Conselhos de Saúde em Cuidados Paliativos de Minas Gerais desde a fundação.

Outro fator determinante discutido na reunião é o financiamento para essas políticas públicas. O presidente da Comissão de Saúde da ALMG e co-autor do requerimento para a realização da reunião, deputado Arlen Santiago (Avante), destacou que não há previsão de cuidados paliativos na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

Encaminhamentos

Co-autor do requerimento para a realização da reunião, o deputado Enes Cândido (PP) sinalizou que a Comissão Mista, em conjunto com o parlamento, devem atuar para que o governo destine no orçamento do Estado verbas específicas para a política de cuidados paliativos.

O deputado explicou que deverá apresentar adequações ao Projeto de Lei relativo ao tema que está em tramitação na Casa. Também deverão ser coletadas assinaturas para a implementação da Frente Parlamentar dos Cuidados Paliativos.



– CRP PELO INTERIOR –