Conselhos de Psicologia das regiões Sudeste e Sul se reúnem para fortalecer a luta antirracista

Encontro ocorreu nos dias 17 e 18, em Curitiba e promoveu intercâmbio de vivências

Por iniciativa do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), as comissões de relação étnico-racial do Sul e Sudeste se encontram nos dias 17 e 18, em Curitiba. O conselheiro Hudson Carajá, coordenador colegiado da Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico Raciais do CRP-MG, esteve presente e destacou a atividade como uma grande oportunidade de conhecer e intercambiar experiências de trabalho, além de fortalecer parcerias para a integração de esforços antirracistas dentro da profissão. Alessandra Belmonte, conselheira referência e integrante da mesma comissão da autarquia mineira também participou do evento e revelou que o grupo irá elaborar um plano de ação que inclua um calendário comum de ações.

Participar do “Encontro das Comissões Étnico-raciais das regiões Sul e Sudeste”, segundo Hudson Carajá, oportunizou ao grupo reflexões importantes: “salientei sobre essa ainda incipiente presença de corpos indígenas no Sistema Conselhos de Psicologia. Entendo que estamos iniciando uma participação, mas que precisa ser ampliada urgentemente pois estamos atrasados enquanto movimento político”.

Alessandra Belmonte relatou que as(os) conselheiras(os) e colaboradoras(es) de comissões presentes no evento identificaram algumas convergências nas suas rotinas dentro dos CRPs como o desafio de dialogar com a categoria sobre questões étnico-raciais e a urgente pauta do sofrimento mental de pessoas migrantes, sobretudo aquelas cuja cor de pele e etnia geram questões ainda mais estigmatizantes. As(os) participantes puderam conversar também sobre a revisão da Resolução CFP nº 018/2002, que está em curso de forma bastante desafiadora: ”por se tratar de uma normativa de mais de 20 anos, é preciso atualizar contemplando todas as mudanças, inclusive referências técnicas”.

Como resultado final do aquilombamento dos Conselhos Regionais de Psicologia das regiões Sul e Sudeste, segundo a conselheira e o conselheiro do CRP-MG, começou-se a desenhar novas estratégias coletivas na luta antirracista que deverão chegar até à Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf), no próximo ano.



– CRP PELO INTERIOR –